terça-feira, 27 de agosto de 2019

Águas mil ?

A foto é antiga, mas serve para o efeito

Mas não estamos em Abril! O mundo anda todo às avessas!
Ontem, em Viseu, como em outros lugares do interior norte, choveu a potes. Muita água que tanta falta faz, masque só veio criar problemas. É assim quando chove no lugar errado, à hora errada.
Estamos em Agosto e há falta de água um pouco por todo o lado, mas quando Deus a manda não a conseguimos aproveitar. Até parece castigo!
Lembram-se de, há 2 ou 3 anos, uma pequena barragem que fornece água a Viseu ter sido abastecida por camiões-cisterna, pois estava, praticamente, seca? Era uma fila interminável de camiões a carregar água para que as torneiras não deixassem de pingar na casa dos viseenses. Pois, ontem, o S. Pedro abriu as torneiras lá em cima e caiu água até dizer chega. Só não sei se ela foi parar à dita barragem, ou serviu apenas para os habitantes da zona amaldiçoarem a sua sorte.
Um amigo meu que vinha de viagem de Vila Real para o Porto, depois de atravessar o famoso túnel do Marão, levou com uma bátega de água em cima que por pouco não o fez despistar-se. Vinha a conduzir todo sossegado, com os limpa-pára-brisas desligados, e de repente mergulha num autêntico mar de água, sem a mínima visibilidade. É assim que acontecem os acidentes.
A tromba de água que lhe caiu em cima deve ter sido a mesma que inundou Viseu, pois do alto do Marão a Viseu, em linha recta, a distância é curta.
Dizem os sabichões que hoje vai estar melhor tempo, mas aqui, à beira-mar, o dia está com muito má cara!

2 comentários:

  1. Diferente de outrora, o tempo está descontrolado. Aqui em Vila Nova de Milfontes, princesa do Baixo Alentejo, onde me encontro, tanto faz frio como faz calor. Não sendo um frio muito frio nem um calor muito quente. A água do mar está mais frio do que em anos anteriores. Lá para Viseu choveu a potes, aqui nem caiu uma só gotinha de água. No mar não se nota falta de água. Vejo-a ao nível de outros anos que por cá passei!

    Continuação de boa semana. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. o tempo está descontrolado até aqui em baixo… no Down Under.

    ResponderEliminar