sexta-feira, 2 de agosto de 2019

A minha relação com a macieira!


Gosto de maçãs, é um mal de nascença. O meu torrão natal chama-se Macieira e cedo comecei a trincá-las, as maçãs, e conhecer o gosto diferente de cada uma delas. As verdes, as amarelas, as vermelhas, as riscadas, as mulatas, as duras, as ácidas, as doces, as de casca tão dura que tinha que ser cuspida, depois de mastigada até lhe sair o sumo todo, as cozidas, as assadas no forno (ou no borralho), todas elas passaram pelos meus dentes.
Por falar em dentes, tirei o meu primeiro molar aos 18 anos. Foi durante a recruta na Escola de Fuzileiros. Andei dois ou três dias com uma dor insuportável e mandaram-me ao dentista à Base Naval. O médico deitou o alicate a um e tirou-o cá para fora em três tempos. Depois ligou a broca e atirou-se ao outro que estava encostado ao que saiu e começou o tratamento para desvitalizá-lo. Aquilo foi um tratamento à moda da tropa, parece que ainda sinto o som da broca a ressoar-me no cérebro.
Esses dois desgraçados dentes nunca mais sentiram o prazer de trincar uma bela maçã como aquelas riscadinhas que havia perto de Azeitão, ao subir para a Serra da Arrábida. Vinha pela serra abaixo roubá-las, quando lá estávamos em exercícios. As maçãs foram sempre a minha perdição.
Ainda esta semana fui ao dentista para desvitalizar um dente. Antes de o arrancar, é a última tentativa para o conservar junto dos poucos que me restam. A ver se vou comendo algumas maçãs sem ter que as cozer, pois o gosto é um pouco diferente.
- Ser velho é uma maçada, dizia o velhote.
- Porquê, avozinho, dizia o rapazelho que o ouvia.
- Falta de visão, de audição, de mobilidade, de dentes, de cabelo e de força no pau.
- Pois é, avô, descansa que eu trato disso, agora é a minha vez !!!

3 comentários:

  1. Cada um na sua vez,
    que cumpra o seu dever
    na altura da escassez
    sem ter chicha para comer!

    Sem dentes e sem força na verga,
    arrastando os seus pés pelo chão
    careca, com falta cabelo na cabeça
    recordando os tempos que já lá vão!

    Mesmo sendo a velhice uma grande porra,
    quem a velho não chega fica pelo caminho
    enquanto houver pão e alho para a açorda
    não se morre de fome lá por ser velhinho!

    Enquanto puderes continua,
    as tuas boas maçãs tricando
    escolhe aquela mais madura
    deixa as outras amadurando!

    A idade não engana,
    com ela vamos indo
    bom fim de semana,
    com branco ou tinto?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Infelizmente já não tenho nenhum dente que seja meu , e dei um balúrdio pelas próteses para poder trincar algumas maçãs e outra fruta que também gosto.
    E cá se vai andando e comendo o que se pode .
    BFS

    JAFR

    ResponderEliminar
  3. Boa, gostei muito, especialmente a parte final Avô/Neto !..
    Aínda existe, nessa cabeça, muita inspiração.
    Abraço

    ResponderEliminar