terça-feira, 19 de julho de 2016

Vamos à Turquia?

Nos últimos dias, basta ligarmos a televisão para nos entrar a Turquia pela casa adentro. Infelizmente, não pelas melhores razões, mas por causa dos políticos - sempre eles - que andam à porra e à massa uns com os outros e não deixam o povo sossegado. E o povo - sempre o desgraçado povo - lá se vê envolvido nessas tramóias e acaba lixado, como o mexilhão do nosso ditado.
Mas, se nos pusermos à margem dessas quezílias que não nos dizem respeito, a Turquia é um país lindo que vale a pena visitar. Só lá fui uma vez e em serviço, mas deu para conhecer Istambul, uma das mais antigas cidades do mundo que já se chamou Bizâncio e Constantinopla nos vários períodos da sua conturbada história. É uma cidade enorme e não é possível ficar a conhecê-la como deve ser, num único fim de semana que foi o tempo que lá passei. Mas, nesse curto espaço de tempo, ainda encontrei um restaurante português (Café-Restaurante Lisboa, se bem me lembro), onde a comida tinha um misto de sabores turco-lusitanos.


Durante a semana de trabalho, fiquei instalado num hotel à beira-mar, na cidade de Mersin, costa sul da Turquia. Cheguei lá num sábado já de noite, arrumei a mala e fui descansar o esqueleto, depois de uma cansativa viagem entre o Porto e Adana, com transbordo em Paris e Istambul. Só de manhã, quando acordei e espreitei pela janela, reparei estar numa terra que parecia uma fotocópia da minha Póvoa de Varzim. Mar a perder de vista e um passeio onde madrugadores caminheiros se dedicavam ao desporto mais praticado por quem quer manter o físico em boa forma. Apenas uma coisa me fazia perceber de imediato que não estava em terra de cristãos, em cima de um minarete um muçulmano gritava aos quatro ventos que era hora de vergar a espinha e rezar a Alá.
Talvez um dia lá possa voltar com mais tempo para conhecer melhor o local e me divertir um pouco, coisa que nessa altura não tive tempo de fazer. Mas, entretanto, espero que o "todo-poderoso" Erdogan abandone aquela ideia maluca de reinstaurar a pena capital. É que nunca se sabe se a gente vai parar à pildra e mesmo inocente nos mandam para os anjinhos. Naquela terra, basta não gritar pelo Alá, a toda a hora, para se ser suspeito.

5 comentários:

  1. Viajar é uma droga, porém visitar países muçulmanos está fora da minha lista... Ainda tenho bem presente ter de comer com curtinas negras corridas e quase ser preso por fumar um SG gigante em Dubai durante o ramadão... Há imensos lugares neste mundo onde ainda se pode comer umas febras de porco regadas com um bom tintol e confraternizar com a população sem problema de maior...

    ResponderEliminar
  2. Eu para lá ir já não aguentava com a Basuca e a MG42 às costas!

    ResponderEliminar
  3. Não há país como o nosso,
    sossegado por enquanto
    não teimo nem aposto
    é verdade, não estou sonhando.

    A Turquia está fora de questão,
    mão há no mundo país como o meu
    há para lá muita escaramuça-confusão
    por causa disso muita gente a vida perdeu.

    Os governantes muito prometem,
    para treparem até ao ponto mais alto
    quando lá chegam das promessas se esquecem
    motivo pelo qual o povo contra eles está revoltado!

    O "granjolas" já ameaça,
    com a pena de morte
    basta de tanta desgraça
    com violência não se resolve
    o terror só destrói e mata
    não às pessoa a fome!

    ResponderEliminar
  4. Porque, foste para a Turquia,
    quem te mandou ir nesta altura
    o que é bom menos tempo dura
    não queiras perder a alegria!

    ResponderEliminar