quinta-feira, 28 de março de 2024

O Lava-pés!


 O Papa Francisco está velho e doente. Não creio que ele repita a cerimónia do lava-pés, como vinha fazendo todos os anos, pois a sua saúde não dá para tanto. Mas com certeza nomeará um dos cardeais para o fazer em seu lugar.

Esta cerimónia visa mostrar aos fiéis que para Deus não há pobres e ricos, poderosos ou gente que nem uma esmola merece, por culpa própria ou de outrem. E vem-me à lembrança aquele velho ditado que diz: - olha para o que eu digo, mas não olhes para o que eu faço!

A Igreja Católica, romana ou ortodoxa, é um mau exemplo para todo o mundo. Prega a humildade e veste-se com trajes dourados para a mais simples das cerimónias. As suas igrejas e altares refulgem de tanto ouro ali aplicado para as embelezar. Tu és Pedro e sobre esta pedra erigirei a minha igreja, disse Jesus ao apóstolo Pedro, antes de voltar para o Pai. Mas não creio que fosse esta igreja que ele tinha em mente. Nem tão pouco aquela da Idade Média em que andava por aí o Torquemada a acender fogueiras e queimar vivas mulheres acusadas de bruxaria.

Nem quero lembrar-vos daquela época dos Bórgia em que o Papa era um devasso, rodeado de concubinas e filhos bastardos. Ao longo da História o que mais há são maus exemplos, mas como a nossa religião, sim nossa, porque também eu fui baptizado e crismado, é dogmática e só acredita quem quiser e naquilo que quiser.

Os padres, assim como o Papa, vestem roupas brancas e simples para a referida cerimónia da Semana Santa, mas não enganam ninguém, como o André Ventura da nossa política, minutos depois de terminada a cerimónia voltam ao mesmo (e mau exemplo) de sempre. Por isso, meus caros amigos seguidores e leitores daquilo que aqui vos deixo, acreditem naquilo que quiserem, não olhem aos maus exemplos e peçam perdão a Deus pelos vossos próprios pecados, os dos outros não são assunto vosso. Lá longe, no fim da corrida estará Deus e o Diabo a separar aqueles que souberam portar-se bem dos que merecem ir para o inferno (seja lá isso o que for)!

Se posso pedir um desejo ao Criador, eu quero morrer no mesmo dia que Putin para ver qual o meu destino e o daquele crápula que carrega nas suas costas a culpa de milhares de vidas ceifadas sob as suas ordens. E se eu for para o inferno tem que ser um diferente do que lhe tocar a ele!

3 comentários:

  1. Bom dia
    Como se dizem coisas muito sérias com um certo grau de ironia .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Bem me enganei, o Papa Francisco lá fez o sacrifício de lavar os pés a meia dúzia de senhoras que se dispuseram a descalçar os sapatos e mostrá-los ao Papa!

    ResponderEliminar