quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Era uma vez ...!

 ... uma Praça de Touros, ou uma «Tourada», como era uso chamar-lhe cá na terra!


Está na moda lutar contra as touradas. Provocar dor aos animais, seja cão, gato ou touro passou a ser crime e qualquer dia temos que comer o bife ainda vivo e de boa saúde. O PAN não foi quem começou isto, a coisa já vem de longe. Sempre houve quem gostasse de touradas e quem não gostasse, mas havia inteira liberdade para lá ir assistir ao "crime" ou ficar em casa sossegadinho.
A Praça de Touros que se transformou num monte de entulho nasceu 5 anos depois de mim e acabou ontem, antes de eu chegar aos 79, por conseguinte, durou 73 anos e uns pozinhos. Eu entrei lá muitas vezes e assisti a touradas, exibição de ranchos folclóricos, rusgas dos Santos Populares e até comícios políticos, aquilo servia para tudo e cabia lá muita gente.
Mas agora está na moda deitar abaixo o que é velho e construir de novo. Garante lucros aos empreiteiros, gordas gorjetas aos autarcas e trabalho a trolhas, pedreiros e serventes que também são filhos de Deus e têm direito à vida, muito embora tenham que pagar isso com o suor do seu corpo.
Já ouviram falar no "Multiusos" de Gondomar? Obra do major Valentim que serve para tudo e mais alguma coisa. Eu não quero ser má-língua, mas acho que até shows eróticos já se lá fizeram. Dizem os defensores da obra que vai nascer aqui na Póvoa, sobre as ruínas da Tourada, que vai ser ainda melhor que o de Gondomar. Como diz o brasileiro - vamo vê!!!


1 comentário: