segunda-feira, 25 de julho de 2022

Os santos populares e o meu!

 


Pois é, há os santos que são de todos (populares) e há o meu, S. Tiago, cujo dia chegou. Sempre foi um dia especial para mim, desde a infância, pois era o dia da festa anual da minha aldeia. E depois, durante a vida, porque se foram sucedendo coisas importantes, em Julho, que marcaram a minha vida. A última (ou talvez não) foi o nascimento do meu filho varão, aquele que levará para a geração seguinte o meu apelido e que, hoje, completa 50 anos de idade. Podia ter-lhe posto o nome de Tiago, mas na altura do registo, eu já tinha outro nome engatilhado, Marco Aurélio, romano bem sucedido na vida, na tentativa de trazer boa sorte ao meu herdeiro.

Tiago e João eram filhos de Zebedeu, o pescador do Mar da Galileia e Jesus convidou-os a segui-lo transformando-os em pescadores de almas. Simão e André, filhos de Jonas, eram também pescadores e sócios de Tiago e João nas pescarias. Todos seguiram Jesus e a Simão Jesus mudar-lhe-ia o nome para Pedro e disse-lhe: - tu és Pedro e sobre esta pedra erguerei a minha igreja! E assim se tornou no primeiro bispo de Roma

Por outro lado, o S. João que os meus vizinhos de Vila do Conde homenageiam, não é o irmão de S. Tiago, mas sim o João Baptista, primo de Jesus e que o Baptisou, no rio Jordão, aos 20 anos de idade. O irmão de Tiago era João, apóstolo predilecto do Mestre, e que viria a ser «O Evangelista».

Tenho andado a pensar em encomendar um painel de azulejos, mostrando este santo, para colar na parede da minha casa, mas há tantas imagens e tão diversas que fico na dúvida de qual será a melhor. Com o cajado de peregrino e o chapéu com uma conha de vieira, ou em cima do cavalo a espadeirar mouros? Talvez esta imagem dos dois irmãos, ainda pescadores da Galileia, seja uma melhor ideia e ainda por cima fico com dois santos pelo preço de um!

Um bom dia de S. Tiago para todos, a começar pelo meu filho que está a dar no duro para cuidar da sua vida! É que ele (o pilim) não cai do céu!

3 comentários:

  1. Feliz Aniversario repleto de muitas felicidades e todos os sonhos e projetos realizaveis . Muita saude a ti e toda a familia !

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde
    Por acaso também é neste dia de S. Tiago que festejo o meu aniversário.
    A partir de hoje vou passar a pagar só meio bilhete nos transportes públicos, mas assim para mim como a todos ( ou quase ) os reformados o combustível deveria ser a metade do preço. "isso é que era ".
    Um bom dia para o Sr. seu filho assim como para mim também.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma feliz coincidência! Gostei de saber.
      Os meus parabéns!!!

      Eliminar