sexta-feira, 15 de julho de 2022

Lá vamos cantando e rindo!

 Ponto prévio - Tentei enganar o Facebook, usando todos os truques que conheço, para abrir uma nova conta, mas fui mal sucedido. Eles têm o meu computador sob controlo e cada vez que acedo ao Facebook eles já sabem quem sou e que estou de castigo. Pensarei noutra solução ou mandá-los àquela banda!

Tenho evitado falar nos incêndios, pois já nos basta o massacre que "todos" os canais de TV do nosso país nos obrigam a engolis todos os dias e 24 horas sem descanso. Mas, há sempre um "mas" que muda tudo, acho que há grandes interesses instalados que lucram com os incêndios e, por conseguinte, o problema continuará sem solução. A exploração da floresta dá muito dinheiro. Antigamente, só se falava nos madeireiros, agora são as papeleiras, grandes firmas internacionais (e com lobbies poderosos) que não respeitam as regras e plantam eucaliptos até no quintal dos nossos ministros.

E depois, talvez mais grave e preocupante agora, há o cartel dos incêndios que tem muita mais força do que tinha o Al Capone, na década de 20 do século passado, em Nova Iorque. Eles querem vender o serviço de helis e aviões e cobram caro por ele. E para piorar as coisas, há também o lobby da Protecção Civil que foi criado (para desgraça nossa) para dar uns tachos bons aos amigos do partido reinante, com a desculpa que é preciso organizar a coisa. Eles querem uma farda bonita, uma boina como a dos fuzileiros, bons carros com tracção ás 4 rodas e tudo isso custa milhões ao erário público. Quanto aos fogos ... os bombeiros que tratem disso.

Cabritas e Carneiros olham para o problema e encolhem os ombros. O Costa sabe bem que não tem força para contrariar o capital que é quem regula este mundo moderno. Como diz um amigo meu que é entendido em política, não há almoços grátis, alguém tem que pagar a conta, no final da festança. O Marcelo - que saber disto tão bem como eu - olha para o lado e deixa rolar a bola.

Todos têm culpa, desde o governo, passando pelo Parlamento, até às autarquias deste país que são como os ciganos, reclamam sempre mais dinheiro, mais meios, mais ajudas, mas fazer alguma coisa para ajudar a resolver o problema ... está quieto oh, mau! Isso dá muito trabalho e chateia os lobbiistas que estão em todo lado. O meu concelho é pequeno, tem apenas 13 freguesias e uma grande parte com bons terrenos para a agricultura - o que minimiza o problema - mas basta dar uma volta pelos pinhais de Laundos, Rates ou Balazar para perceber que as regras não são cumpridas. E a GNR passa, com o livro das multas dentro da pasta, acelera a sua máquina (que não tem descanso, mesmo com o gasóleo ao preço que está) assobiando para o lado. Se ninguém quer saber, porque seriam eles a preocupar-se com isso? O exemplo tem que vir de cima!

2 comentários:

  1. Talvez mudar de email resolva o problema do facebook. Sobre o nosso desgraçado país: Que aprenderam os portugueses com as mortes de Pedrogão?! Não aprenderam absolutamente nada!! Além de perderem os donativos ainda foram dar a maioria absoluta aos responsáveis... Isto é lógica de doidos varridos. O socialismo de antonio costa está a destruir o nosso país e ponto final.

    ResponderEliminar
  2. O exemplo tem de vir de cima,
    cai no chão fica todo escaqueirado
    como eram bem me lembro ainda
    dos muitos sacrifícios do passado!

    ResponderEliminar