quarta-feira, 18 de setembro de 2019

A nova namorada dos nossos rapazes!


A G3 passou à história. Foi a companheira inseparável dos combatentes
da Guerra do Ultramar. Carregava 20 munições de calibre 7.62
e pesava um pouco mais de 4 kilos e meio.
Dormi muitas noites abraçado a ela, como uma verdadeira namorada.
Agora, o António Costa anunciou que vai reservar uns milhões para investir
numa nova arma. A escolha recaiu na FN Scar-L que podem ver na
imagem acima. Há duas versões, uma com o mesmo calibre da velha G3
que leva um carregador rectangular para 20 munições e outra com
carregador curvo que leva 30 munições de calibre 5.56. Foi este último o
escolhido. Como as guerras actuais, em que Portugal anda envolvido, são,
na prática. de guerrilha urbana, uma arma mais leve (3,700 Kgs) e
de menor calibre está muito bem escolhida. Se precisarem da minha
aprovação, está dada. Nunca fui um grande adepto da G3, gostava mais da FN
que o Exército usou nos primeiros anos de guerra, antes de a G3 começar a ser
fabricada em Portugal. Gostava de a experimentar, para ter uma opinião
mais bem fundamentada, mas parece-me que vai ser difícil.
Também não se perde grande coisa, não faltará quem
a teste e dê uma opinião.
Bons tirinhos, camaradas !!!

2 comentários:

  1. Nos cerca de 30 meses que ao serviço da Nação, como militar do Exército, integrado no Batalhão de Caçadores 598, a arma minha companheira foi a FN. Gostei dela, mas dela me separei. Quando em Fevereiro de 1966, abalei de Metangula, nos braços de outro a deixei ficar!

    ResponderEliminar