sábado, 4 de março de 2017

Que rica conaça!

Santa Maria da Feira é terra de fogaceiras e as suas fogaças são famosas em todo o território nacional. No estrangeiro não sei, mas acredito que também haverá quem as conheça. Aqui, no norte de Portugal, não há festa ou romaria sem fogaças. A esta hora, enquanto esperam pelo jogo, acredito que há uns quantos benfiquistas agarrados à conaça. Não me enganei não, aqui na Póvoa trocaram o nome da fogaça por conaça e ninguém se queixa, comem-na com todo o gosto.
Além da referida conaça, há outra coisa em Santa Maria da Feira que toda a gente aprecia e visita quando lá vai, o castelo. Seguindo o costume instalado por estas bandas, já lá fui várias vezes para mostrar essas antiguidades aos meus netos. Quero ver se, depois de morrer, eles se lembram do avô por alguma razão que não seja a herança que essa para pouco mais dá do que para mandar cantar um cego.


Não se admirem de eu trazer aqui este assunto no dia de hoje, pois estou aqui sentado à espera que o jogo comece, jogo que põe frente a frente o clube desta terra e o meu grande e glorioso Benfica. Com a diferença que os simpatizantes e adeptos dos dois clubes estão lá fora ao frio e eu estou aqui confortavelmente instalado a meter o dente na conaça e afogá-la com um copo de Mateus Rosé que é o mais indicado para o caso.


Ainda faltam quase três horas para o jogo começar, mas, como acabo de vos confidenciar, estou bem acompanhado e não me custa nada esperar. Confesso que uma segunda razão para esta minha publicação, a primeira já vocês conhecem, é uma homenagem e agradecimento a um dos comentadores deste blog que, desde há algum tempo, nos vem acompanhando e honrando com os seus comentários, por ser ele um habitante desta terra fogaceira.


Quanto ao jogo em si estou um pouco preocupado. É que além das más exibições com que a equipa me tem brindado nos últimos tempos, temo que o Rui Vitória se lembre de começar com as poupanças do costume, a pensar no jogo da próxima quarta-feira com o Dortmund (que por mero acaso espetou, esta tarde, com 6 a 2 ao Leverkusen) para a Liga dos Campeões. Mas há uma segunda razão para as minhas preocupações. Já viram quem o treinador do Feirense, o incomparável Manta, trouxe para o ajudar a bater o Benfica? Já estou cheio de medo!

3 comentários:

  1. boas
    amigo experimente com um bom queijo e vinho do porto !!!
    JAFR

    ResponderEliminar
  2. Que lhe seja numa bandeja,
    muito bem servida a conaça
    se o Benfica vencer na feira
    mais se aproxima da taça!

    Roaquim Rosa, diz para experimentar,
    com um bom queijo e vinho do Porto
    será de certeza um belíssimo manjar
    para saborear depois do sol posto!

    ResponderEliminar
  3. Morrendo e aprendendo. Nunca tinha ouvido esse nome. Boa sorte para o Benfica que se ele se engasga, o meu Porto salta-lhe pra cima...
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar