sábado, 25 de março de 2017

Bom dia, com Mokambo!

Lembram-se deste reclame? Eu sim e tomo Mokambo, todos os dias, ao pequeno almoço. Todos os dias não, pois hoje não tomei. Optei por um frasquinho de café que comprei esta semana no LIDL (espero que me façam um desconto especial pela publicidade gratuita) e fiz um café com leite para desenjoar. Pode ser que assim tenha mais pica para o fim de semana, pois estou a precisar. Com a «operação plantar couves» fiquei de rastos e tive que voltar às canadianas para me aguentar em cima das pernas, desde quinta-feira.
Mas. vamos em frente que queixar-me não adianta nada, ninguém me cura nem me paga por isso. Hoje, escolhi 3 imagens para ilustrar 3 tópicos sobre os quais resolvi escrever algumas palavras que, espero eu, vos ajudem a ficar bem dispostos para o fim de semana que aqui, na Póvoa, se iniciou com um sol brilhante a prometer aquecer o dia e os nossos corações.


A primeira imagem não necessita de legenda. O sorriso com que nos mostra os dentes é sinónimo de felicidade, tudo lhe corre bem (melhor não poderia) e o futuro da "sua" geringonça parece garantido até ao fim do mandato. A continuar assim, nas próximas legislativas ganha com maioria absoluta e pode dispensar os aliados que, de vez em quando, lhe metem areia na engrenagem.
Diz-se nas notícias que o défice não chega a 2,1% (2.06% parece ser o número exacto) e que se não fossem os juros da dívida, o ano passado terminaria com um excedente primário de 2,2%. Tem ou não tem razões para andar todo sorridente o nosso PM?


A segunda imagem não é tão elucidativa como a primeira, mas ajuda-me a saltar para o próximo tópico, o futebol. Os rapazes do Rui Jorge cumpriram os serviços mínimos garantindo uma vitória por 3-1 frente à Noruega. Só que o treinador não ficou nada convencido com a exibição e, no fim do jogo, afirmou que "este futebol não é suficiente para o Campeonato da Europa". Ao Rui não lhe basta ganhar, ele quer boas exibições e resultados gordos. E eu não lhe quero mal por isso, só espero que o Fernando Santos siga a mesma política com os nossos seniores, porque o acesso ao Mundial está ainda muito tremido. Veremos como as coisa correm, logo à noite, no Estádio da Luz, mas a luta não termina aí, há muitos jogos pela frente.


A terceira imagem que deixei para o final, de propósito, mostra o treinador de uma das modalidades desportivas em que compete o Benfica, a fazer uma sinalética um tanto ou quanto esquisita. No futebol, estou habituado a ver os treinadores fazerem gestos para os jogadores, usando as mãos e os dedos, especialmente na marcação de livres ou pontapés de canto, para lhes indicar a posição que quer que ocupem. Mas um gesto como este nunca vi. Que quererá ele transmitir para dentro do campo? E será dirigido aos seus jogadores, aos adversários, ou à arbitragem? Pensei muito, até me doerem os neurónios, mas não consegui descobrir a resposta. Se alguém perceber de Língua Gestual mais do que, elucide-me, por favor!

2 comentários:

  1. Da 1ª imagem gostei, porque assim já me dói menos os 1.2oo carcanhóis que tenho para pagar esta semana!
    Na última, não estudei linguagem gestual, mas penso que quererá dizer que, quando a vida corre mal a alguns, cornos a todos.

    ResponderEliminar
  2. Não é paisagem,
    nem flor de jardim
    essa imagem
    a comento assim.

    Não sendo besta,
    assim parece boi
    se ele sabe quem foi
    que lhos pôs na cabeça?

    ResponderEliminar