quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Que lhe sirva de lição!

Hesitei muito em pronunciar-me sobre a derrota da nossa selecção na Suíça. Não quero que pensem que sou do contra e logo que perdem me atiro a eles como gato a bofe. Mas é um facto que o nosso apuramento para o Europeu (que vencemos com grande sorte) foi uma pequena vergonha e o resultado deste jogo nada mais é que a continuação do mesmo. Muita conversa, muita conversa, mas acções que é aquilo que interessa, nem vê-las. Muita parra e pouca uva, como soe dizer-se.
O «Engenheiro do Penta» precisava de uma derrota para pôr os pés em terra e perceber que não passamos de uma selecção média. É verdade que temos 3 ou 4 jogadores acima da média, mas isso só não faz uma selecção capaz de ganhar aos colossos do futebol europeu, como a Alemanha, França, Espanha, Itália ou Inglaterra.


Há duas coisas que gostava de dizer a respeito do treinador e do modo como organiza a equipa. Em primeiro lugar, a história do ponta de lança. Ele sabe tão bem como todos nós que não temos um ponta de lança que preste e quando assim é mais vale jogar sem ele. Sempre foi assim até o Ederzito meter aquele golo na final contra a França e como ele se transformou no herói do momento há que metê-lo no jogo como titular. Asneira pegada que continuou com a entrada do novel ponta de lança do FCP que não é melhor que o Éder e tem juventude a mais e experiência a menos.
Em segundo lugar, não vejo com bons olhos a resistência em fazer alinhar os novos valores e insistir com alguns jogadores, como o João Moutinho, que já não rendem o que rendiam quando começaram. A utilização dos três médios do Sporting, João Mário, Adrien e William, compreende-se por estarem habituados a jogar juntos, mas pode haver outras combinações que dêem melhor resultado. O André Gomes lesionou-se e não pôde jogar. Porque não entrou o João Cancelo no seu lugar? Esses dois, mais o Bernardo e o Renato, somados à experiência e músculo do CR7 é que têm que ser a espinha dorsal da nova campanha 2016/2018
Percebeu, Sr. Engenheiro? Jovens com força nas canetas é o que precisamos para ganhar a corrida!

2 comentários:

  1. Que lhes sirva de lição,
    no caso de quererem aprender
    da Europa Portugal campeão
    a selecção foi à Suiça perder!

    Quanto ao ponta de lança,
    que não tem mas devia ter
    ficamos com a esperança
    de que tudo pode acontecer?

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente contigo . Na verdade, a nossa selecção, é o mais do mesmo . A sorte que a tem acompanhado não dura sempre ; pois, logo que apanha uma equipe de topo fica a nadar em seco . No jogo em causa, aguentou-se algum tempo - primeira parte - mas, sofrido o primeiro golo, pouco depois apareceu o segundo e, assim, sentenciado o resultado . No entanto, tiveram algum tempo antes do intervalo e toda a segunda parte sem conseguir recuperar ou demonstrar que tem grande futuro ! Fiquei contente por terem sido campeões Europeus, embora o convencimento não tenha sido muito grande . Julgo que alguma critica surgida no decurso do campeonato teve algum sentido ; contudo, o que conta são os resultados e isso bastou . Espero bem que melhorem e que provem o que valem . O treinador, pessoa que considero honesto e competente, por vezes, é um pouco teimoso ao insistir em quem não devia e, consequentemente, não rentabilizar valores que tem à sua disposição . Um abraço .

    ResponderEliminar