domingo, 23 de junho de 2024

Há dias assim!

Ontem, saí de casa cedo e voltei tarde e muito cansado. Suponho que é o peso dos 80 anos que carrego nas costas. Por essa razão não houve tempo para blogs e ler ou comentar os escritos dos amigos virtuais. O dia foi passado com amigos reais que nos ajudam a recordar os belos tempos da nossa juventude, maioritariamente, como a minha, vivida em África.

A minha foi passada em Moçambique, cheguei lá com 18 e regressei a Portugal e à minha vida civil com 24 anos. O camarada que me acompanha na foto passou a dele em Angola e ouviu outras línguas nativas diferentes do Changana ou Nyanja do qual aprendi algumas palavras para enriquecer o meu currículo linguístico.

Os fuzileiros que se recusam a envelhecer e esquecer as memórias da Guerra Colonial têm uma Associação no Barreiro, concelho onde se situa a Escola que os formou, e abrem delegações do Minho ao Algarve que servem para se encontrarem e conviverem, pelo menos, uma vez por ano. A jovem Delegação do Minho, a que eu pertenço, comemorou, ontem, o seu primeiro aniversário e aproveitou a oportunidade para inaugurar um singelo monumento com os símbolos da Marinha e dos Fuzileiros, no parque arborizado de Nossa Senhora da Penha.

Foi lá que passei o dia, entre camaradas muito mais novos que eu, porque os mais velhotes ficam em casa. Vontade de lá ir têm eles, mas as pernas já não aceitam nem respeitam as ordens que o cérebro lhes transmite. Eu fiz das tripas coração para aguentar uma hora de missa e mais outra hora de discursos e palmas que foram ali feitos feitos e ouvidos por muita gente que estava com pressa de se sentar e saborear o almoço que estava já em cima da mesa, mesmo ali ao lado.

E não ponho mais na carta, pois isso são coisas minhas que a vós pouco ou nada interessarão. Tenham um bom domingo e se viverem na região do Porto, Braga ou Vila do Conde preparem-se para uma grande noite de folia, pois amanhã é dia de S. João.

P.S. - E faz 55 anos que fui ao hospital buscar a minha mulher que trazia a minha filha recém-nascida nos braços!

1 comentário:

  1. Embora ja tivesse regressado a Escola de Fuzileiros nunca tive a oportunidade de ir a um convivio. Happy birthday pelos 55 anos da filha.

    ResponderEliminar