sexta-feira, 24 de junho de 2022

E a Geórgia?

 

Pareceu-me ter ouvido dizer que a Geórgia também seria candidata a juntar-se à União Europeia, mas ontem apenas a Ucrânia e a Moldova entraram. Aliás, a candidatura deste pequeno país do Cáucaso sempre me admirou, pois fica tão distante da Europa - basta pensar que a Turquia é um grande país da Ásia e a Geórgia ainda fica a nascente da Turquia - que é estranho pensar que tipo de ligação poderemos ter com essa gente.

Eu sei que nos negócios as distâncias pouco importam, mas pensando no espaço Schengen é quase inadmissível pensar na Geórgia como um país europeu. Ainda por cima com duas encrencas que vão ser ruins de resolver com Moscovo, a Abcázia e a Ossetia do Sul. Melhor fariam em juntar-se à Arménia e ao Azerbeijão fundando uma espécie de Estados Unidos do Cáucaso. Com a Turquia, o Irão e a Rússia como vizinhos não lhes invejo a sorte, mas este mundo é como é e não como nós gostaríamos que fosse!

Pelo menos ficavam com uma grande vantagem, teriam mar por dois lados, com o Mar Negro do lado ocidental e o Mar Cáspio do lado oriental. Podiam construir uma linha férrea a ligar os dois mares e ficar com um canal aberto para trazer do Oriente todas as mercadorias até ao Mediterrâneo. Aquela malta que mora a toda a volta do Mar Cáspio está isolada do resto mundo e faria toda a diferença ter uma via aberta dessa natureza. Até o Mário Ferreira da Douro Azul era capaz de investir nuns barcos de cruzeiro, de um lado e do outro, levando os turistas de comboio "entre-mares"!

Sem comentários:

Enviar um comentário