sexta-feira, 22 de junho de 2018

Para não saltar um dia!

Passei a manhã a explorar o Google, à procura de fotos do Niassa, em geral, e de Metangula, em particular. Não encontrei nada de novo, algumas das fotos já as vi dezenas de vezes. E metade delas foram publicadas por mim no «Farol de Metangula».


Acabei por encontrar uma foto publicada pela Marinha de Guerra Portuguesa, talvez tirada a partir da torre do farol, focando a zona norte e com a praia da Chuanga ao fundo. Recortei-a para eliminar a parte que não me interessava e pôr em evidência a casa do Neves em que funcionava o famoso bar que era uma espécie de mealheiro das tropas portuguesas que passaram por aquele sítio.
Ampliando a foto, vê-se muito bem a casa, de forma arredondada, que aparece do lado esquerdo, logo a seguir ao edifício destinado aos sargentos da Marinha. Acabei de publicá-la no Facebook e aproveitei para a trazer para aqui também para testar se é este o caminho mais fácil para fazer com que apareça no Google.
Está dito!
Está feito!
Bom fim de semana!

4 comentários:

  1. Estive em Metangula de Junho de 1965 a Fevereiro de 1966. Se lá existia não me lembro dessa casa do Neves. Das casas comerciais que lá haviam antes do inicio da guerra, se enganado não estou nenhuma estava a funcionar. Tanto em Metangula, como no Cobué e Nova Coimbra, todos os comerciantes tinham dado à sola!

    Bom fim de semana. Bebe uns tintos ou brancos é o que desta vida se pode levar para a outra onde petiscos não haverá?

    ResponderEliminar
  2. Mas na data que o Eduardo diz que lá esteve, já existia a casa do Neves, como é que não se lembra dela?

    Fazes bem em nos trazer estas recordações, porque nos ajuda a viver recordações.
    BOM FIM DE SEMANA!

    ResponderEliminar
  3. Conhece este blogue?
    http://gaivotasnoniassa.blogspot.com/2010/07/fotos-de-metangula-niassa-mocambique.html

    Ele tem esta mesma fotografia e outras por lá.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o blogue do meu saudoso amigo Valdemar Ferreira que há anos emigrou para a outra dimensão. Ele tinha mais blogs do que pêlos tem um cão e conheço-os todos, mais ou menos em detalhe. Até pode ser que esta foto tenha vindo de lá.

      Eliminar