quinta-feira, 7 de junho de 2018

Junho, mês das sardinhadas!

O consumo de ómega 3 reduz as taxas de mortalidade cardíaca, por morte súbita e possivelmente de enfarte. Por outro lado, mostram também efeitos quer a nível das paredes dos vasos sanguíneos, tornando-as mais elásticas, quer a nível do batimento cardíaco, favorecendo que este seja ritmado. 
De qualquer forma, vários estudos têm mostrado que os benefícios do ómega 3 não são exclusivos da área vascular. De facto, os ácidos gordos ómegas 3 dividem-se em três tipos, o ácido alfa-linolénico, o ácido docosahexaenóico DHA e o EPA ácido eicosapentaenóico (estes dois últimos existem apenas nos óleos de origem marinha), e são um dos componentes fundamentais das membranas externas das células cerebrais. De facto, são inúmeros os estudos que demonstram a relação entre o seu consumo e a área cognitiva.


Quem sou eu para contrariar aquilo que dizem os estudos dos mais reputados cientistas a nível mundial. Se eles dizem que comer sardinhas faz bem à saúde, vamos a elas e com toda a vontade. Eles não dizem nada a respeito do tintol que deve acompanhar esse petisco, mas disso encarrego-me eu que tenho muitos anos de experiência no assunto.
O «maduro tinto» é a minha bebida de eleição, faz-me companhia a todas as refeições, pois não consigo sequer imaginar outra bebida para empurrar a comida pela goela abaixo e estimular as papilas gustativas. Já o «verde tinto» é o ideal para certas comidas, a começar nas tão faladas sardinhas assadas e acabar num sarrabulho à moda do Minho. O vinho verde tem um sabor muito mais intenso, o que combina bem com o excesso de gorduras desses petiscos.
Por isso já sabem, o Santo António, daqui a uns dias, dá entrada na época dos Santos Populares e convém ter à mão um garrafão de 5 litros de bom tintol para acompanhar as sardinhas. Disse 5 litros e não é exagero da minha parte, um homem tem que estar prevenido para oferecer um copo (e quem diz um, diz dois ou três) aos amigos se eles aparecerem.

4 comentários:

  1. Estas da imagem parecem petingas, não as deixaram chegar a sardinhas! Este ano já as comi algumas vezes mas agora estou tramado enquanto andar com o antibiótico tenho que dispensar o tintol, ontem fiz mais um exame que quase rebentavam comigo, há sete anos a fazer exames no Hospital da Universidade de Coimbra, estou quase a acabar o curso de medicina.

    Bom apetite às sardinhadas amigo companhêro das batalhas africanas.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    O mês de Junho é realmente quando se come mais sardinha , mas quando ela é mais gostosa é já no fim de Agosto , pois é quando ela está mais gorda e pinga no pão .
    Mas como eu sou um apreciador desse petisco , já comi este ano e não estavam muito más .
    JAFR

    ResponderEliminar
  3. Sardinhas, caracóis, bifana e tinto nacional… é tempo de fazer a mochila.

    ResponderEliminar
  4. Cantigas há muitas, nem sempre a todos agradam. Já tenho ouvidos alguns médicos dizerem que as sardinhas fazem mal. Outros dizem que fazem bem. Em quais é que devo acreditar? Também há médicos que aconselham a beber muita água mesmo sem sede. Outros aconselham que só devemos beber água quando o nosso organismo a pede.
    Vamos mas é às sardinhas assadas, enquanto há vida, bem regadas com o bom tinto e o resto são lerias. Para quem gosta e tem tempo para as ouvir!

    ResponderEliminar