quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Desgraça em cima de desgraça!

Enquanto eu almoçava sossegadamente um esparguete à italiana com toucinho frito, na varanda virada a sul da minha casa na Póvoa, explode um camião-cisterna, na região de Moatize, em Moçambique, causando dezenas de mortos. Num primeiro balanço eram 43 e ao fim do dia já a contagem ia em 73. A contagem final não é conhecida ainda, até porque há mais de cem feridos e alguns poderão morrer em consequência do acidente.

Zona mineira de Moatize

Um camião-cisterna carregado de combustível é uma potencial bomba em movimento. E se alguma coisa fizer espoletar a explosão haverá enorme risco para quem estiver por perto. Ainda não se conhecem com exactidão as causas da explosão, mas parece que o camião de despitou, capotou e começou a derramar combustível. Na ânsia de aproveitar o combustível que se ia derramando, muitos populares se aproximaram e foram projectados pelos ares quando a cisterna explodiu.
Amanhã saberei as notícias com mais pormenor.
Boa noite!
Durmam bem!

1 comentário:

  1. Miséria e falta de informação. Miséria, porque a população vive com o mínimo do que lhe faz falta para o dia a dia. Perante a situação, vendo o combustível se derramando para o chão pensou em aproveitá-lo! Desconhecendo, portanto, o perigo que corria. Se as pessoas fosse informadas, penso que em vez de se aproximarem do camião cisterna acidentado, afastavam-se o mais depressa possível dele. Todos os veículos que transportam matérias perigosas são obrigados por lei, terem uma chapa de cor laranja, à frente e à retaguarda numeradas conforme seja o grau de inflamação da matéria que transporta:

    Exemplo.
    33
    12O3
    O veiculo transporta gasolina,
    matérias muito inflamável, indica o número 33,
    se transportar gasóleo, o número é o 30, matéria menos inflamável!

    ResponderEliminar