terça-feira, 4 de outubro de 2016

O último "Laurentino" do Benfica!

Morreu Mário Wilson (1929-2016), o velho capitão do Benfica!
Nasceu em Lourenço Marques, mas viveu em Portugal desde 1948, ano em que ingressou no Sporting. Liga-me a ele o Benfica, pelas razões que todos conhecem e também Moçambique que considero a minha segunda pátria.
A Académica de Coimbra foi, enquanto jogador de futebol, o seu clube do coração. Depois de um ano a jogar no Sporting teve que dar prioridade à sua vida de estudante e foi nessa condição que ingressou na Associação Académica, onde se tornou profissional de futebol e dos bons.
Ao Benfica chegou em 1975 como treinador, o que repetiu em 1979. Regressaria de novo, já quase no fim da carreira, em 1995, 1996 e 1997, terminando esta no Alverca, no ano seguinte.
A sua morte, acontecida ontem, fez-me recordar de outros dois jogadores, também eles "Laurentinos", que se tornaram famosos no Benfica.
O primeiro deles, não por ser mais famoso, mas sim por ser mais idoso e ter quase funcionado como pai adoptivo do segundo, foi Mário Coluna (1935-2014) que granjeou no Benfica o título de «Monstro Sagrado».
E o segundo, o mais novo dos três, Eusébio (1942-2014) que dispensa quaisquer comentários da minha parte. Com tantos títulos e honras recebidas é mais conhecido que o presidente dos Estados Unidos da América. 
Depois deles, não me lembro que quaisquer outros jogadores moçambicanos que tenham deixado nome por aqui e depois da revolução dos cravos o clima entre Portugal e Moçambique não era de molde a facilitar essas coisas. No ano passado, houve um jovem jogador que alinhou no Benfica, de seu nome Clésio, mas depressa desapareceu da minha vista. Disputou apenas um jogo na equipa principal e saiu lesionado aos sessenta e tal minutos. Depois ... depois foi parar à Grécia, mas não tem tido muito sucesso.

Época 2015-2016, jornada 9

3 comentários:

  1. Depois da vida a morte,
    sempre assim foi e há-de ser
    não sei se existe a sorte
    sem palavras para a descrever.

    Famosos jogadores de futebol,
    que passaram pelo Benfica
    deixaram a sua fama em prol
    da saudade que para sempre fica!

    Eternamente, descansem em PAZ!

    ResponderEliminar
  2. Pois é, tanto correu atrás da bola e morreu de problemas respiratórios!
    Aos 86 não aguentou a respiração, paz à sua alma!

    ResponderEliminar
  3. É preciso paciência,
    no entanto é preocupante
    aqui, a ausência
    do nosso amigo Tintineine!

    ResponderEliminar