domingo, 2 de outubro de 2016

Melros, figos e minhocas!

Os melros (estorninhos) papam-me os figos todos e por causa disso fabriquei um espantalho para os afugentar, como já vos contei, há dias. Os outros melros (de bico amarelo) também comem figos, mas não andam em bandos, como os estorninhos, que limpam tudo à sua passagem. Andam sempre aos pares, macho e fêmea, fazem-me companhia todo o ano e criam até os filhos cá em casa. Posso dizer que são bichos de estimação.
Enquanto os estorninhos são, principalmente, comedores de fruta, estes melros fazem dos vermes a sua ementa principal. Comem todo o tipo de insectos e adoram minhocas e não admira, portanto, que os poetas populares tenham celebrizado esse facto com a seguinte quadra:

Menina, repreenda o seu melro
Que anda na minha horta
A depenicar os tomates
E à procura da minhoca

Lembrei-me de vos falar nisto, à falta de melhor, porque cá na minha horta há figos com fartura, mas as minhocas ainda lhe levam vantagem, visto que andam por cá todo o ano e reproduzem-se aos milhares. Eu diria que não há melro para tanta minhoca. Aqueles que dizem que não há em Portugal nada que preste têm que morder a língua, pois as minhocas foram promovidas a funcionárias públicas - trabalham na reciclagem dos lixos urbanos - trabalhando 24 horas por dia e sem fazer greve. E, como acabo de vos contar, tenho-as aos milhares a trabalhar para mim fazendo compostagem. Como paga sirvo-as de pequeno almoço aos melros. Ah, mundo cruel!
Para quem estiver interessado em criar minhocas fica a receita, aqui abaixo:

Vermicompostagem


9 comentários:

  1. Tenho figos, estorninhos, melros e minhocas, mas esta quadra é a primeira vez que a vejo! Senão já a tinha enviado à minha vizinha!
    Estou a ver que tens uma fortuna na tua horta, as urtigas estão cada vez mais caras para gastronomia, as minhocas podes vendê-las para os pescadores enfiarem no anzol,ou aos chineses e sul-coreanos os melros e estorninhos dão uns petiscos de 1ª categoria, não precisas de mais nada, mete um anúncio na NET e tens o euromilhões no quintal.

    ResponderEliminar
  2. Foi num dia de sol,
    que apanharam a minhoca
    colocaram-na no anzol
    p'ra pescar um peixe-ventosa.

    O melros comem-te os figos,
    a minhoca te apoquenta
    os estorninhos são teus amigos
    na vida é mesmo assim aguenta
    eles aproveitam os desperdícios,
    não te preocupes com a ementa.

    As minhocas roem os tuberculos,
    não te preocupes com os tomates
    das figueiras afugenta os melros
    corre com os caracóis das alfaces!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o meu maior problema é a minhoca!

      Eliminar
    2. O Benfica segue na frente,
      para sossegares a minhoca
      já sei que estás contente,
      dá-lhe banho com água morna!

      Eliminar
  3. Qual espantalho, qual carapuça !?
    Cá vai uma dica, para não te rapinarem os teus preciosos figos.

    Existe no mercado, um pequeño aparelho de ultra-sons, alimentado a energia solar.
    -Parafraseando o teu "amigo"JJ :
    Limpinho,limpinho!

    ResponderEliminar
  4. Ah ! Esqueci as minhocas .
    Solução :
    Uns quantos pica-no-chão, a patrulharem a zona das ditas.
    E assim,matas dois coelhos de uma cajadada. Adeus minhocas, e frangalhada bem nutrida.

    P.S. Amanhã segue factura destas dicas, vía CTT expresso.

    ResponderEliminar
  5. Esses do bico amarelo são indianos... foram introduzidos aqui há uns anos para comerem um bicharôco qualquer e reproduziram-se como coelhos... São agora vistos como uma praga, comem tudo e afanam até a comida dos animais domésticos... São tantos que a CM já começou a dar uma gaiol-rotoeira para quem os quizer apanhar... Astutos como o diabo, parecem fuzileiros este imigrantes ilegais sempre acompanhados pela esposa... FDP

    ResponderEliminar
  6. As minhocas são boas para tudo e indício de bom cultivo... quem o diz são os experts.

    ResponderEliminar