sexta-feira, 26 de abril de 2024

Coisas do Século XIX!

 

O Joaquim casou com a Maria!
O pai dele usava o apelido de Álvares Ferreira (Álvares da mãe e Ferreira do pai)!
A mãe era Souza e mais nada!
E a mãe do Joaquim queria que ele usasse também o apelido de Souza!
E ele, para não deixar mal a avó nem o avô, ficou a ser Joaquim Álvares Ferreira de Souza!
Mas quem lhe registou os filhos (e foram muitos) raparam-lhe o Ferreira do pai e ficaram a ser, apenas, Álvares de Souza. O avô Jerónimo que tanto orgulho tinha no seu apelido, deve ter dado muitas voltas na campa ao ver os seu netos despojados do seu apelido, o Ferreira que herdara do seu pai.
E assim a minha mãe que não reclamava de nada, para ela estava sempre tudo bem desde que fosse na graça de Deus, ficou a ser Alves de Sousa, pois que a vida já mudara muita coisa e o Alvares era mais latino que português, tal como usar o Z não se justificava uma vez que tínhamos o S que fazia a mesma figura.
Hoje, é difícil explicar a um aluno a razão por que se usa o S e se pronuncia Z, mas no século XIX ninguém queria saber de razões, alguém decidia mudar e todos os outros se limitavam a bater as palmas. Assim a modos que o 25 de Abril, uns fizeram-no e todos os outros (ou quase todos) limitaram-se a aceitar a bater as palmas de contentes.
O Joaquim era meu trisavô e uma das suas filhas recebeu o nome de Eusébia (estranho nome)! A Eusébia nunca se casou, naqueles tempos era difícil arranjar homem que gostasse de assumir as responsabilidades por aquilo que fazia (hoje, parece-me que não é muito diferente)! Minto, a Eusébia acabou por casar-se com um viúvo, quando o seu filho, prova viva do seu pecado, já completara 10 anos de idade.
E desse casamento tardio nasceria a Maria, minha avózinha querida que sei que está lá em cima a velar para que a minha vida me corra sempre bem. E essa que nasceu do viúvo Agostinho Dias, foi registada como Alves de Sousa, tal como a sua mãe, e nada de Dias no apelido.
Há razões que a razão desconhece, mas a mim ninguém me tira da cabeça que os genes do Dias, morreram e foram enterrados com ele, quando este fechou os olhos para o mundo. A minha bisavó lá saberia porque não quis que a filha se chamasse Alves Dias!
E eu fiquei a ser Alves da Silva, porque as regras da I República determinavam que os filhos receberiam o primeiro apelido da mãe e o último do pai e o Sr. Joaquim Campos que era o manda-chuva do Registo Civil da minha parvónia, era fiel cumpridor das regras estabelecidas. Com ele era tudo "by the book"!

Não fiquem admirados com esta minha prosa, caros leitores, das liberdades de Abril é que eu não tinha a mínima vontade de falar! Ontem, os faladores do costume usaram essa palavra até a deixarem de rastos e vamos ter que lhe dar uns dias de descanso para ela se recuperar! 

2 comentários: