terça-feira, 1 de agosto de 2023

A semana do Papa!

 


Hoje, acordei a pensar de onde saíu a palavra Papa. Habemus Papam, grita-se quando é eleito um novo Papa. Isto quer dizer que a palavra tem génese latina, mas continuo sem perceber o significado. Já as palavras "Sumo Pontífice" ou "Santo Padre" dão outro significado ao título. O Papa Francisco é o Sumo Pontífice da Igreja Católica Romana. Na minha meninice fui mais habituado a dizer Santo Padre do que Papa. Talvez porque papa era a comida que se dava aos bebés e isso pudesse diminuir a importância da pessoa a quem nos queríamos referir.

Esta primeira semana de Agosto vai ficar registada na História de Portugal como um grande acontecimento. Qualquer coisa parecida com descoberta do Caminho Marítimo para a Índia ou a Descoberta do Brasil. Em 1500 vieram os indígenas brasileiros à praia para ver as naus e caravelas lusitanas, em 2023 vieram os jovens de todo o mundo a Lisboa para assistir à chegada do Papa Francisco. Tem tudo a ver!

Não me vou esticar mais nas minhas considerações, pois os olhos estão ainda em descanso e os óculos que tenho estão desajustados da realidade actual. No olho direito tenho uma lente que corrige o defeito da miopia, enquanto que no esquerdo tenho, além da miopia, uma catarata que me dificulta a visão. Aconselho a todos que aproveitem, o melhor que puderem, o investimento feito nesta JMJ e esqueçam se é um bom ou mau investimento. O dinheiro injectado nos bancos privados para os safar da falência foi um investimento muito mais questionável e já está esquecido.

Como no Século XV Portugal voltou a ser o centro do mundo e isso não tem preço. É preciso não esquecer que as campanhas publicitárias são o produto mais caro do mercado mundial.

4 comentários:

  1. Tintinaine, gostaria que se pusesse em campo para detectar onde o meu comment foi parar...pode ser? Agradecida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que era bom! O Blogger faz o que quer connosco e sobra-lhe tempo. Tem a desculpa de ser tudo grátis, recebe a sua parte dos lucros da publicidade e nós, os fornecedores de conteúdos, ficamos a ver navios, não nos toca nada!

      Eliminar
  2. Era este o comentário?
    Sinceramente, não creio que esta Jornada Mundial da Juventude, venha a ter para Portugal a mesma dimensão que tiveram as Descobertas para Índia ou Brasil. Isso, foi outra 'coisa'. Nesse tempo, os Portuguses foram arrojados e corajosos, hoje têm tudo ao dispôr. Depois, se a memória me não atraiçoa, as últimas aconteceram em Madrid...e daí?
    Que benefícios teve a Espanha?
    Mas isto sou eu a falar!! :)

    Essa vista como é que vai? Tomara que esteja com melhor visão do que a águia... 😋

    ResponderEliminar