terça-feira, 29 de maio de 2018

Assassinos!

Nos últimos dias tenho andado por Moçambique, como já vos contei. À falta de melhor assunto - hoje, faz o meu neto mais novo 17 anos, mais do que tinham alguns camaradas que comigo assentaram praça na Armada, em Março de 1962, mas isso não tem qualquer interesse para vós - vou manter-me nessa terra que já foi nossa e onde eu fui muito feliz.
Como já sabem, formei o grupo «Amigos de Metangula» e tenho passado a maior parte do meu tempo agarrado ao Facebook para ir aceitando os pedidos de novos membros, aprovando aquilo que querem publicar e respondendo aos seus comentários. Já me disseram que devia abandonar os blogs que isso é tecnologia do passado. Actualmente é Facebook, Instagram, Twiter e outras redes ainda mais especializadas em certas matérias, mas eu tenho resistido até hoje. Só que me falta o tempo para remar em todas as canoas e não quero passar a ser escravo disto.
De Metangula pediram-me para localizar um miúdo que foi trazido para Portugal por um camarada da Marinha. O miúdo era seu filho e a mãe morrera durante o parto. Esse miúdo é hoje um matulão de 45 anos de idade, futebolista dedicado e professor de Educação Física. Encontrei-o rapidamente e tratei de o pôr em contacto com a família que não conhecia. Como disse um rapaz morador em Metangula, o grupo começa a dar frutos.



Mas, hoje de manhãzinha, vi nas notícias que houve um ataque, não se sabe de quem, numa povoação próxima da fronteira norte, no Cabo Delgado, de que resultaram 10 vítimas mortais, entre elas duas crianças. Ainda por cima, os bandidos - não lhe posso chamar outra coisa - decapitaram alguns dos cadáveres, coisa inacreditável no Século XXI.
Como atrás falei, o Facebook é que está a dar e, num instante, alguém ligou o telemóvel e pouco depois estavam estas imagens na net. Vá lá que cobriram os corpos que estavam menos "apresentáveis" e assim as imagens não são tão chocantes.
E cá está a minha história para hoje. Vou dar mais uma vista de olhos ao «Amigos de Metangula» e ver se há mais amigos para aceitar. Só ontem foram para aí 70, estamos quase a atingir 1.000. Que prémio hei-de dar ao "sócio" Nº 1.000?

3 comentários:

  1. Agora deixei os Blogs e Facebook para segundo plano, não tem chuvido e a horta me espera todos os dias, a filha está de férias e o neto ocupa o táxi o dia inteiro, num dia de chuva voltarei a estar sentado, até lá vou para o meu ginásio, saúde da boa aí para o Norte e vai-te entretendo com os amigos de Metangula.
    ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  2. Começo por dar os parabéns ao teu neto e desejar-lhe feliz aniversário. Quanto a esses países de África colonizados pelos nossos antepassados, que já foram nossos. Nós é que sempre fomos enganados porque eles nunca nos pertenceram legalmente. Visto que quanto os portugueses lá chegaram já eram habitados por gente. Portanto, não estavam abandonados. Com legítimo direito à sua independência lutaram até à sua concretização!
    Agora a luta é lá entre eles. O Governo que ponha cobro ao descontentamento que por lá paira. Se calhar sem fim à vista?

    ResponderEliminar
  3. Mais do que uma crueldade, é uma selvajaria.
    Um abraço

    ResponderEliminar