quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Arrivederci Augustus!

Bárbaros fomos até os romanos chegarem à Península Ibérica e nos ensinarem tudo aquilo que ainda não sabíamos. Muitas coisas que eles trouxeram e ensinamentos que nos transmitiram continuam por cá até aos dias de hoje. O nome do mês que hoje termina, Agosto, deve o seu nome a Júlio César, o imperador de Roma que usava o cognome de Augustus. Não me perguntem o porquê de o 8º mês do ano se chamar Agosto e não Augusto, como a personagem a quem deve o nome, pois não vos saberia responder.
O que sei é que Agosto termina hoje e isso representa uma mudança radical na vida de muita gente. A começar por aqueles que ainda fazem um mês de férias completo e exigem começar no dia 1 deste mês, o que significa que amanhã têm que se apresentar no trabalho e dizer adeus ao bem-bom que foram as férias. A seguir lembro-me dos treinadores de futebol que amanhã poderão respirar de alívio, pois não lhe poderão vender mais nenhum dos seus atletas.
Mas mais que tudo lembro-me de mim mesmo e dos meus conterrâneos que, a partir de amanhã, estaremos livres dos banhistas e dos seus automóveis que nos últimos dois meses transformaram a minha cidade num sítio em que é impossível viver. Sendo a praia da Póvoa a mais famosa do norte de Portugal (acima da foz do Douro) entende-se que todos aqui venham parar. E acredito que alguém tira vantagens disso, mas os desgraçados dos poveiros (como eu) é que pagam o patau, vivendo num autêntico pandemónio enquanto dura a época balnear, especialmente em Agosto.

A Póvoa como ela era quando cá cheguei, em 1960

A Póvoa de hoje. Dá para perceber a diferença?

6 comentários:

  1. A Póvoa é linda e acolhedora, depois de estacionar o popó, caminha-se meia dúzia de metros e zás, mergulha-se nas águas que não sei se são frias ou quentes porque as vezes que tenho passado à Póvoa e a Vila do Conde, é como uma visita de médico, eu acho que o nome Agosto vem de a/ gosto de todos porque as praias ficam coloridas, e à noite há bastante animação pela cidade, agora que os nossos emigrantes e turistas vazaram, ficam quase cidades fantasmas à noite! Vão começar os dias tristes de outono e a seguir os dias frios de inverno, ai meu querido mês de agosto, porque me deste este des/gosto de me abandonares, que levaste contigo as belas sereias da minha praia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem frias, nem quentes.
      Naquela bandas são...GÉLIDAS!!!
      ( mas os nórdicos acham que aquelas águas são tépidas).

      Eliminar
  2. Milagre !
    Hoje estás um benemérito, em relação à minha pessoa.
    Grato pelo elogio.

    ResponderEliminar
  3. ATENÇÃO À NAVEGAÇÃO

    Comentário das 19:59, é rumo norte ( Carlos Manuel).














    ResponderEliminar
  4. Na Póvoa de Varzim,
    uns serão beneficiados
    com todo esse chinfrim
    outros serão prejudicados
    a tua cidade é um jardim
    à beira do mar plantado
    quer queiras ou não queiras
    sem tão pouco seres culpado
    cidadão com tantas barulheiras
    no mês de Agosto incomodado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe uma solução infalível.
      -Isolamento acústico.

      Eliminar