segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Acreditar sem discutir!

É hoje a «Festa da Póvoa»!
Todos os fiéis desta zona, num raio de 20 kms da Póvoa, passam o ano inteirinho à espera deste dia em que acontece a maior festa desta cidade. Com tanta gente a rumar à Póvoa a população triplica e é impossível uma pessoa mexer-se. Os carros não andam, os restaurantes têm à porta longas filas que esperam e desesperam por sentar-se à mesa e trincar qualquer coisinha e os habitantes da cidade sentem-se abalroados nos seus direitos.
A mim não me incomoda muito. Em anos anteriores, metia-me no carro com a família e ia para longe, regressando apenas depois de todos terem ido embora. Agora, limito-me a ficar quietinho no meu canto sem pensar muito no que se passa lá fora.
Ao ser acordado, esta manhã, pelo intenso foguetório que é uma das características da festa, pus o meu pensómetro em funcionamento, passei em revista aquilo que conheço da história da «Assunção de N. Senhora» e cheguei à conclusão que há um cemitério no céu. Seja lá onde for esse lugar, tem que haver um cantinho onde tenham depositado o corpo da Mãe de Jesus, pois sendo todos os outros imateriais, não acredito que Ela se ande por lá a passear com um corpo envelhecido que já ultrapassou dois milénios.
Chegado aqui devo dizer que há muito boa gente que não acredita que Ela tenha subido aos céus em corpo e alma, mas os católicos são obrigados pela sua fé a acreditar que assim aconteceu, pois foi isso que decidiu a Santa Madre Igreja ao decretar a Assunção como um dogma, ou seja, uma coisa em que se deve acreditar sem a discutir.
E eu assim faço, mas levantou-se-me esta dúvida, onde terão enterrado o corpo de N. Senhora, pois, como já disse, não acredito que Ela se ande a passear, vestida e calçada, por entre milhões de almas que partilham o céu com Ela. Pensem comigo, onde iria ela comprar roupas novas ou outras sandálias quando as que levou se rompessem? Ou então, façam como pediu o Papa, acreditem sem pensar muito no assunto!

2 comentários:

  1. Brinca,brinca! Sabes o que aconteceu em França por terem falado do outro!
    Boa semana e aguenta o foguetório, eu vou aos fados no Parque de Merendas!

    ResponderEliminar
  2. Cada um acredita no que quer.
    Um abraço e boa semana

    ResponderEliminar