domingo, 1 de janeiro de 2023

Chuva e mau tempo!

 O temporal previsto para chegar à nossa costa (litoral norte) por volta da meia noite atrasou-se e só chegou às 08.30 horas. Começou com um relâmpago e um trovão, quase simultâneos, que estourou mesmo em cima da minha, até parecia que o telhado vinha abaixo. Até o meu cão que não gosta nada de trovoadas, desatou a correr, dentro de casa, e a ladrar, como se o mundo fosse acabar, hoje. Se durar as 12 horas previstas, só depois do sol pôr virá a acalmia.

Quando eu era miúdo e havia trovoada forte, a minha vozinha dizia-nos, para espantar o medo, que eram os anjinhos no céu a arrumar as cadeiras da festa de ontem à noite. Mas benzia-se e começava a rezar a Santa Bárbara.

Santa Bárbara Bendita
se vestiu e se calçou
suas santas mãos lavou
Jesus Cristo encontrou
e o Senhor perguntou:
- onde vais Bárbara?
- Senhor, eu ao Céu vou.
- Vai, Barbarinha, vai
manda esta trovoada
para onde não haja pão nem vinho,
nem bafo de menino pequenino.
Onde só haja uma serpente
sem nada que lhe dar
senão aguinha da fonte
e areias do mar.

Pelo poder de Deus
e da Virgem Maria,
um Padre Nosso e
uma ave Maria.

O caudal dos rios do norte, Minho, Lima, Cávado e Ave deve aumentar significativamente. Um conhecido meu tem um curral com cavalos, vacas, ovelhas e cabras mesmo na margem do Lima. Se o rio subir um metro, o que pode acontecer se todas as barragens começarem a descarregar água, vai haver gado a nadar, pois ele não tem para onde retirar o gado para o pôr em segurança. Já o avisaram que não devia ter ali os animais, mas ele não tem mais onde os pôr e não quer desistir do negócio. Ontem, mandei-lhe um recado para ele se pôr a pau com o rio. Se não aparecer por lá a CMTV a filmar os azares dos outros, será um bom sinal!

1 comentário:

  1. Bom dia
    Ouvia essa oração dezenas de vezes , não pela minha avó que não conheci , mas pela minha mãe .

    JR

    ResponderEliminar