terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

O Imediato do DFE5!

 


Desde o ano passado que assino a Revista da Marinha que é mais virada para a Marinha Mercante, enquanto a Revista da Armada é mais para a Marinha de Guerra. A publicação é trimestral e sai sempre no primeiro mês do trimestre seguinte. Ao abrir a última que recebi dei com a história do Comandante Villas Boas, cujo nome me soou familiar. Infelizmente, apanhado pela Covid-19, ele foi internado no Hospital de Santo António, no Porto, e faleceu ao fim de três semanas, a 15 de Fevereiro (fará um ano na próxima semana). O nome dele era-me familiar por causa do blog «DFE5 - 69-71» de que era administrador e que podem ver na coluna dos meus favoritos, aqui ao lado esquerdo. Ele era o imediato desse Destacamento e contou, neste blog, todas as peripécias da sua comissão e publicou fotos de quase todos os camaradas de uma forma muito organizada. Isso fez-me pensar que talvez tenha ficado com os ficheiros da sua Unidade, por desinteresse de outros. Sei que ele deixou viúva filhos e netos, mas ninguém faz a manutenção do blog, talvez nem saibam a passaword para entrar!
Tive que regressar ao meu antigo blog, o «Cantinho do Tintinaine» para conferir estas coisas e deixei lá um comentário que precisa de aprovação para se tornar visível. Resultado, nunca verá a luz do dia!
De passagem deitei uma olhadela aos blogs que acompanhava, nesses tempos, a saber:
Nasci no Alentejo, do amigo Eduardo que, muito raramente, aparece por aqui.
Hora da Poesia de minha autoria e que está meio abandonado.
Companhia de Fuzileiros Nº 2 que tem uma nova versão e lá vai continuando.
DFE5-69/71, o tal de que falei acima.
Botar a boca no trombone, também de minha autoria e que está esquecido.
Carlos, o Pensador, idem, idem, aspas, aspas.
Figueira Minha do saudoso António Querido que também já partiu para o Além.
Fuzileiros Aventureiros, do camarada Leiria que teve uma vida curta como blogueiro.
Batalhão de Caçadores 598, também do Amigo Eduardo que serviu para contar a sua passagem pelo Niassa, durante a Guerra Colonial e esgotado o assunto ficou abandonado, como tantas Berliets que deixámos espalhadas pelas picadas do Niassa.! 

2 comentários:

  1. Faltou mencionar o Blogue do Valdemar Marinheiro que me deu momentos de alegria e de um tal Virgílio...

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde
    Foi através do blogue do Valdemar Marinheiro " Rio Terra e Mar " que comecei a seguir o então "Tintinaine " e hoje sigo uma variada série de blogs.
    Obrigado Marinheiro onde quer que estejas.

    JR

    ResponderEliminar