terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Coisas lindas, coisas feias!


Hoje encontrei esta imagem nas notícias e achei-a linda e digna de figurar no meu blog. Nem parce a velhinha ponte Salazar, a que alguns, por azia, mudaram o nome e que dizem estar a cair aos pedaços. Cá para mim que não sou parte interessada na coisa, o que procuram, os tais que dizem que ela está toda arruinada, é uns milhõezitos para a dita reparação, de onde consigam cortar uma fatia para eles próprios. Quem não os conhece que os compre.
Outra notícia que me pôs os cabelos em pé foi o "mal-ajambrado" aeroporto da OTA, Alcochete, Montijo e, de novo, OTA. As Câmaras Municipais da região Oeste juntaram-se para reclamar a ida do aeroporto para a Ota. Que em todos os lugares aventados como hipótese há prós e contras, mas é na Ota que os contras são menos que os prós. Eles lá sabem, mas a mim cheira-me a esturro. Depois de milhões e mais milhões de euros gastos em estudos de toda a espécie, chegou-se à conclusão que a Ota não servia. É preciso ter muita lata para vir alhuém, agora, dizer que afinal sempre serve.
Bem me lembro de, no governo de Sócrates, alguém ter desenhado uma autoestrada com 6 pistas de rodagem e mais duas para o TGV, a ligar o aeroporto da Portela ao novo da Ota. Aquilo era um luxo, qualquer coisa a imitar Hong-Kong e Macau e todos esses exageros orientais, onde há mais pessoas que terrenos livres para se circular e se torna necessário andar pelo ar. Gastador como era esse nosso Primeiro Ministro e sempre de olho na comissão que cada obra lhe deixaria na conta da Suíça, foram milhares de milhóes de euros orçamentados para essa obra que nunca viria a realizar-se.
Nunca não posso dizer, pois parece que já há quem a queira desenterrar com a desculpa que as cegonhas, os patos e outros passarecos precisam dos pântanos do Samouco para aterrar e levantar voo e não podem ser despejados do seu habitat pelos aviões da Azul, Ryan Air, Easyjet e outros que nem sequer a TAP está já em questão. Ainda não ouvi o deputado do PAN pronunciar-se sobre o assunto, mas não deve faltar muito para alguém lhe chamar a atenção para tão grave atentado à saúde dos seus representados volantes.
A mim o que mais me preocupa é o custo destas idas e vindas, dos sims e dos nãos, assim como dos caríssimos estudos encomendados aos amigos dos governantes, mesmo que haja um par deles iguaizinhos arrumados na gaveta da Secretaria de Estado das Obras Públicas. Dinheiro que não temos, que somos obrigados a pedir emprestado (é boa altura, os juros estão baixos, dizem eles) para enfiar nos bolsos desses enganadores do Povo.
Volta, Troika, antes que seja tarde demais!

4 comentários:

  1. Precisamos urgentemente de um novo aeroporto… Há inúmeras cidades onde o aeroporto fica mais longe que uma Lisboa - Ota, a opção que na minha opinião é a mais acertada. Boas Festas.

    ResponderEliminar
  2. Estás mesmo virado do avesso homem de Deus! Não digas tanto mal deles, nós até já não devemos nada ao FMI...

    HAJA BOA DISPOSIÇÃO E BOAS FESTAS.

    ResponderEliminar
  3. A ponte Salazar-25 de Abril. Diz a Cristas que está precisando urgentemente de obras de manutenção. Tão ocupada que anda em busca das rachas no pavimento da auto estrada do Oeste. Talvez, nas próximas eleições legislativas seja a escolhida pelo povo para primeira-ministrada de Portugal? Só ela e, na mente dela conseguirá evitar todos os males que estão porvir?

    ResponderEliminar
  4. Foste tu que escreveste que "fui pirateado," Carlos?
    Recebi o parágrafo acima no Messenger, como fosse tu que o mandaste, diz alguma coisa, obrigado.

    ResponderEliminar