domingo, 15 de julho de 2018

Meus fiéis companheiros!

Para um marinheiro experimentado como eu que percorreu os sete mares (nem sabia que eram sete, mas é assim que lhe chamam os escritores mais traquejados que eu), seria estranho que não conhecesse bem os animais que comigo partilharam o Reino de Neptuno. Por conseguinte, é chegada a hora de vos falar naqueles que, por uma ou outra razão, chamaram mais a minha atenção, ou recolhem a minha simpatia.
Não vos dar nenhuma aula de Zoologia, nada disso, para esse fim têm a Wikipédia, a quem pago 50€ por ano para que esteja sempre actualizada e vos forneça todas as informações de forma gratuita. Como eu, deve haver mais uns milhares de parvos, por esse mundo fora, que contribuem para que isso funcione como um serviço social e de grande valia. Eu assim penso, senão não contribuiria com a minha modesta oferta, todos os anos.
No Reino Animal é usual os indivíduos comerem-se uns aos outros, é assim que as espécies sobrevivem. Até o Homem (com letra maiúscula, o que quer dizer que a mulher também alinha) faz o mesmo, come vaca, come porco, cabrito, borrego e quase tudo o que mexe, desde que seja bem temperado e cozinhado. E, por vezes, também é comido, leões, tigres, crocodilos e outros bichos mal-dispostos, ou com fome, até gibóia, encarregam-se disso.
Mas voltando ao Reino de Neptuno, o mundo aquático em que o sal predomina, encontrei quatro animais a que achei alguma piada e vou mostrar-vos uma imagem de cada um deles.


Elefante-marinho - O Mais trombudo de todos e que gasta
todas as suas energias na luta com os outros machos para
conquistar a simpatia das fêmeas. O Homem, no passado,
também fazia isso, agora deixa que sejam elas a lutar pela
sua posse.


Cavalo-marinho - O mais pequenito de todos, se não nos
chamassem a atenção nem daríamos por ele. Tão bonito
que gostam de vê-lo num aquário rodeado de corais,
plantas exóticas e luzes coloridas.


Leão-marinho - Olha para ele todo vaidoso com juba como
um verdadeiro leão. De repente veio-me à ideia o Bruno
de Carvalho, mas esse é mais burro que leão. Pelo menos
nos últimos tempos é assim que se tem comportado.


Lobo-marinho - O maior azar dele é que as orcas gostam de os
comer ao pequeno almoço. Mais pequeno que os outros dois
da sua espécie não tem como defender-se dos predadores e, de
vez em quando, lá serve de refeição aos esfomeados. Há muitos
que vivem em zoológicos e parques aquáticos para gáudio do
Bicho-Homem.

2 comentários:

  1. Seja mais trombudo ou menos trombudo,
    bicho homem considerado mais inteligente
    neste mundo maravilhoso há mesmo de tudo
    boa e menos boa, gente rica e rica gente!

    Gostei do que no texto escreveste,
    por isso é que o li com mais atenção
    animais com eles em Marte conviveste
    cavalos-marinhos mais esquisitos são!

    Resto de bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela lição de zoologia.
    Um abraço e bom domingo.
    (Fiquei triste. Gostava de ter visto a Croácia a levantar o caneco.)
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar