terça-feira, 5 de abril de 2022

Será teatro?

"Foi encenado. (...) é uma falsa narrativa apresentada por Kiev", disse o diplomata Vassily Nebenzia, numa conferência de imprensa que convocou hoje na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, para abordar as acusações de tortura e morte de civis em Bucha.
"Nem um único residente de Bucha sofreu qualquer violência às mãos dos russos", acrescentou o embaixador.



Bem enganado ou bom mentiroso?
Para fazer uma afirmação destas, eu só admito duas hipóteses:
1 - É o maior mentiroso que pisa o solo deste terráqueo planeta e está a cumprir ordens superiores a que não pode ou quer negar-se.
2 - Está completamente por fora daquilo que se tem passado, porque os serviços secretos que tudo dominam, na Rússia, não lhe permitem o acesso à informação.
Eu não quero precipitar-me e desatar já a culpar os russos por tudo e mais alguma coisa, pois os ucranianos foram de tal modo castigados que aproveitarão todas as oportunidades de entalar os seus inimigos se puderem. Eu faria exactamente a mesma coisa. Que tenham matado algum conterrâneo não acredito, mas que aproveitem as circunstâncias para fazer as coisas parecer um pouco piores isso sim. Amarrar os pés e mãos de alguns mortos e depois fazer umas fotos para incriminar os seus inimigos não me choca por aí além. Neste jogo em que eles são os maiores perdedores, com cidades totalmente destruidas, milhares de mortos e milhões de deslocados, tudo aquilo que fizerem para entalar os russos será bem vindo. E tudo ainda é pouco, digo eu. Quem mandou os russos sair da sua terra e vir incomodar quem está quietinho e sossegado nas suas casas?
Isto de guerras é sempre um caso sério, veja-se o que aconteceu na Alemanha de Hitler, acumulam-se mortos aos milhares, ou milhões, e depois ninguém quer a culpa. A invasão da Rússia e cerco a Leninegrado é um dos melhores exemplos da História. Na última fase da guerra, os russos foram atrás dos alemães, até Berlim, e fizeram pagar caro o abuso. Só o aparecimento do Gorbachev fez com que o castigo chegasse ao fim, quarenta e tal anos depois.
Neste mundo moderno e com bombas atómicas pelo meio, será difícil prever o futuro e se a Rússia vai pagar ou não pelas mortes e destruição que causou, mas bem fez por merecê-lo. E se houver um novo «Juramento de Nuremberga», este cromo que vêem na imagem acima merece sentar o cu no mocho também. Na posição que ocupa será muito difícil alegar que não sabia de nada!

1 comentário:

  1. Como nem o Saddam Hussein tinha Bombas e nem o Sócrates tinha uma mãe rica... Tudo o que aparece nos mídia de um país corrupto como Portugal é de desconfiar. A ser verdade acredito que foi obra de marcenários e nunca de militares profissionais. Mas vamos ter que esperar...

    ResponderEliminar