quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Alcains!

 Muitos portugueses não fazem a menor ideia onde fica Alcains. Muitos outros sabem que é a terra do General Ramalho Eanes. Eu sei onde fica, porque na minha vida de comprador de lanifícios tive que viajar, vezes sem conta, entre a Covilhã e Castelo Branco, passando por Alcains que fica a meio caminho. Por causa das dificuldades que enfrenta a Dielmar e das televisões que assentaram arraiais naquela zona para contar a história, muitas mais pessoas ficarão a saber onde fica essa vila do interior, na Cova da Beira.


E já vou na minha terceira publicação sobre o assunto, mas desta vez não vou falar da Dielmar nem do Ramalho Eanes, o qual também apareceu numa das minhas últimas publicações, por causa da morte do Otelo. Tanto a fábrica como o ex-presidente têm a sua própria história e não serei eu que vou acrescentar-lhe qualquer coisa mais.

O que me fez voltar aqui foi a estátua do «Canteiro» que é ponto de interesse naquela terra. O canteiro é o artista que trabalha a pedra produzindo cantaria, ou seja, a pedra lavrada que vemos em muitos dos monumentos mais famosos do mundo. Grandes obras do passado, igrejas e catedrais eram levantadas em cantaria e não, como agora, em betão armado que não tem qualquer história nem beleza. Eu não sabia que Alcains era terra de canteiros, mas nunca é tarde para aprender!

1 comentário:

  1. Tenho ouvido dizer que Alcains é a terra dos cães. Sei onde fica, já por lá passei algumas vezes, Não sabia que era a terra dos Canteiros!

    ResponderEliminar