domingo, 25 de julho de 2021

O meu santo!

 


Quem me acompanha, neste e noutros blogs, deve lembrar-se que sou adepto fervoroso deste santo. Nasci numa freguesia minhota que fazia a sua festa - era única, não havia outra - neste dia 25 do mês de Julho. Desde pequenino que relacionava a palavra "festa" com este santo e, como por artes mágicas, metade das coisas boas que me aconteceram foram em Julho e a última delas, o nascimento do meu filho mais novo.

Estive para o baptizar como Tiago, mas por razões que já não recordo, acabou com o nome de Marco Aurélio. A seguir a ele, nasceu um sobrinho da minha mulher, esse sim, baptizado como Tiago e que eu ajudei a criar, como se fosse meu filho.

O mais engraçado é que nessa freguesia onde eu nasci o orago é Santo Adrião, um mártir dos primeiros anos da nossa era que foi condenado pelos romanos por ter-se tornado cristão. Ele e a sua mulher que o seguiu no mesmo destino e pela mesma razão e foi canonizada como Santa Natália. o porquê de os meus conterrâneos terem escolhido este santo para orago e fazerem a festa a S. Tiago, foi coisa que ainda não consegui descobrir.

Hoje, portanto, além do meu santo, tenho que fazer a festa de aniversário ao meu filho e está quase na hora de ir acender o fogareiro para uma valente churrascada, pelo que não me posso alongar muito na conversa e tenho que vos deixar. E não esquecer que, logo à noite, joga o Benfica que será uma espécie de «Fim de Festa» num dia especial.

Então, até logo e viva o Benfica!!!


3 comentários:

  1. Parabéns! Votos de uma boa churrascada.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde
    Parabéns para o seu filho e já agora também para mim.

    JR

    ResponderEliminar
  3. Parabéns para o teu filho Marco Aurélio, hoje aniversariante, feliz aniversário e que este dia se repita por muitos anos de felicidade.
    para todos com saúde e alegria bom Domingo.

    ResponderEliminar