domingo, 21 de julho de 2019

Eucalipto, culpado ou inocente?

O incêndio que ontem fez as audiências de quase todos os canais de televisão, com maior incidência na CMTV, continua a arder, ali para os lados de Mação. Mas tanto vale falar de Mação como de qualquer outro conselho do interior ribatejano ou beirão, estão infestados de eucaliptos, o combustível ideal para a propagação dos incêndios.


Em 2013, organizei o almoço-convívio dos filhos da minha escola, numa aldeia entre Torres Novas e Santarém. No dia seguinte era o 10 de Junho que se comemorava em Elvas. Naquela noite dormi em Torres Novas, levantei-me cedinho e pus-me a caminho de Elvas, via Portalegre. Apanhei a A23 e comecei a rolar por entre florestas de eucaliptos que nunca mais tinham fim. Não me perguntem onde começavam e onde acabavam, pois não saberia responder. Acho que só deixei de ver eucaliptos depois de virar para sul e entrar no Alentejo.
No ano passado, fui dar uma volta pela Beira Baixa. Estive na Covilhã, passei pelo Fundão e segui até Castelo Branco. Nesse trajecto são raras as tais árvores - já cansei de escrever tantas vezes o mesmo nome - e só voltam a aparecer, e em grande força, na zona de Vila Velha de Ródão. Dessa zona, decidi rumar a Pombal para conhecer toda a extensão do IC8 que ainda não conhecia. Se vos disser que não andei nem um só quilómetro sem ver eucaliptos, à esquerda, à direita, ou de ambos os lados, talvez não me acreditem, mas é a mais pura verdade. É essa a zona que está a arder e que ardeu, forte feio, no ano de 2017, Mação, Vila de Rei, Sertã, até à encosta sul da Serra da Lousã.
Pois é, milhares e milhares dessas árvores para alimentar as celuloses que dão milhões a quem se dedica a esse negócio. Para nós, os que não lucramos com esse negócio, ficam os incêndios, a poluição no Tejo, e outros rios, e o aquecimento global. Se o Álvaro Cunhal ainda fosse vivo, ele que era o inimigo nº 1 dos eucaliptos, ninguém o conseguiria calar. Eucaliptos transformados em notas de euro para encher os bolsos aos mesmos do costume e o Povo que se f**a. Já pensaram na fatia do orçamento (dinheiro dos nossos impostos) que é gasta para acudir aos incêndios?
São sempre os mesmos a pagar a factura !!! 

4 comentários:

  1. Não se podem melindrar os interesses dos mais ricos,
    para o bem estar de todos, neste pais, em geral defender
    nada se tem feito para evitar essa praga de eucaliptos
    motivo pelo qual mais uma vez Portugal continua a arder!

    Está mais do que visto, de que os responsáveis não querem saber,
    porque estarão mais interessados nos muitos euros e não só talvez
    mas, os incêndios não acontecem sem nalgum lado alguém fogo fazer
    o qual o fará não por bem, mas certamente que o fará por malvadez?

    Bom Domingo. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde
    Todos os anos a mesma praga.
    até quando ?
    JAFR

    ResponderEliminar
  3. Uma boa análise do que se passa no país.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  4. ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



    FYI: Portugal is a Big Racist & Xenophobic Country! DONT bother visiting there or Buying their Goods!!

    Portugal is the Biggest Racist country that i have ever lived in. I feared for my life there and i consider myself lucky that my family got out alive! I have never lived in such poverty (Sopas dos Pobres everyday) 40% unemployment rate and 60% of the population earn less than $932 USD per month, and that's considered Middle Class here! Within the European Union it is the worst of the worst place to live.

    The bottom line is the bulk of the People in our poor country exist in a brainless comma that is fed by Ignorance, anti-Spanish hate, and severe Racism of pretty much everybody that isn't Portuguese! And, Portugal started the Global Slave Trade in 1441 so it is definitely NOT a safe place for Blacks!!

    I found important websites that explain the Severe multi-generational Racism and Hate that exist in Portugal today, and i highly encourage all to read them and spread the word in order to avoid innocent, and desperate people from living or visiting there. Get educated on the Truths about Racist Portugal now.



    1) https://www.theroot.com/a-white-journalist-discovers-the-lie-of-portugal-s-colo-1790854283

    2) https://saynotoracistportugal.neocities.org/

    3) http://www.discoveringbristol.org.uk/slavery/routes/places-involved/europe/portugal/

    4)SOPAS DOS POBRES EVERYDAY IN PORTUGAL BECAUSE OF NON EXISTENT ECONOMY:

    https://www.noticiasaominuto.com/pais/764453/sopa-dos-pobres-foi-criada-ha-anos-mas-ainda-existe-problemas-persistem

    5) http://www.ipsnews.net/2011/10/portugal-crisis-pushes-women-into-prostitution/

    6) https://www.theatlantic.com/business/archive/2013/06/the-mystery-of-why-portugal-is-so-doomed/276371/


    Be SAFE friends. Hugs.
    ===========================================================================================================

    ResponderEliminar