segunda-feira, 15 de maio de 2017

Manhã desanuviada!


Durante o reinado de Fernando I de Portugal (1367-1383), quando da segunda guerra com Castela, a fronteira norte de Portugal foi invadida. As forças do soberano de Castela avançavam por Viseu rumo a Santarém e Lisboa, quando uma segunda coluna, vindo da Galiza penetrou pelo Minho. Saíram-lhe ao encontro forças portuguesas oriundas do Porto e de Barcelos, entre as quais se incluía um destacamento sob o comando de Nuno Gonçalves de Faria, alcaide do Castelo de Faria. Travando-se o encontro na altura de Barcelos, caíram as forças portuguesas, sendo capturado o alcaide de Faria. Com receio de que a liberdade de sua pessoa fosse utilizada como moeda de troca pela posse do castelo, guarnecido pelo seu filho, concebeu um estratagema. Convencendo o comandante de Castela a levá-lo diante dos muros do castelo, a pretexto de convencer o filho à rendição, utilizou a oportunidade assim obtida para exortar o jovem à resistência, sob pena de maldição. Morto pelos espanhóis diante do filho, pelo acto corajoso, o castelo resistiu invicto ao assalto. Vitorioso, o filho, tomou o hábito, vindo o castelo a ser sucedido por um mosteiro.
O desfecho do campeonato com a vitória sobre os nossos adversários fez-me lembrar a «Lenda do Castelo de Faria». Custou muito, mas no fim saímos vitoriosos.
Sem inimigos à vista e com as tropas em descanso absoluto, é bom acordar numa manhã ensolarada e poder gozar a vida. Gozar a vida, comemorar as vitórias conseguidas e sonhar com o «Penta». A isto chama-se qualidade de vida. Vida de benfiquista, claro, pois aqueles que não vestem as nossas cores vivem no inferno.

3 comentários:

  1. E os que não se vestem de vermelho, estão no purgatório, ou no CÉU?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que estão no céu!
      Não viste a festa que faziam no sábado?

      Eliminar
  2. Antes de ler o texto, li o título. "Manhã Desanuviada", pensei deve ter ido além para trás daquelas ruínas arrear o calhau? Meti-me ao caminho, para conseguir vencer tive que transpor alguns obstáculos. Contudo, bem valeu a pena todo o esforço aplicado para vitorioso se chegar ao cimo da montanha. Esta etapa foi vencida. Até ao começo da próxima bem precisa é uma pausa para atenuar o sofrimento, antes, causado. Por isso amigo descansa, até lá, não te preocupes! Vem ai o verão com ele traz o calor. Como aí não tens chaparros para à sombra deles dormires a folga. Vai dar uma volta ao Alentejo, apesar do calor lá ser mais intensos, há lá muitos chaparos e cocharros para beberes água fresca!

    ResponderEliminar