quinta-feira, 18 de maio de 2017

Dia da Marinha!


Como devem saber está a decorrer na Póvoa de Varzim e Vila do Conde o «Dia da Marinha». Há um programa variado que começou no passado sábado e vai até ao próximo domingo e que consta de diversas actividades, tais como visitas a navios e museus, concertos, passeatas em botes e lanchas, entre outras coisas menos significativas.
Como as minhas pernas não me levam a lugar nenhum, vou dando umas voltas de carro e vendo aquilo que é possível ver sem sair de dentro dele, o que não é muito. Parece que hoje, à noite, vai haver um concerto ao ar livre, mas com o vento gelado que sopra aqui na Póvoa, não lhe auguro grande sucesso.
Navios grandes só em Leixões e Aveiro e não me sinto muito inclinado a grandes deslocações por tão pouca coisa. Há minutos, telefonaram-me a dizer que há um navio de guerra do porto de pesca, mas com o assoreamento da barra, o mais que pode ser é uma LFP igual às que nós tínhamos no Niassa. Aquelas famosas lanchas que fizeram quase 2.000 kms pelo meio da floresta para chegar do Oceano Índico até ao Lago Niassa.
Em exposição, no Passeio Alegre há um Unimog e uma Berliet, veículos que eu vi no Exército, mas nunca na Marinha de Guerra Portuguesa. Tal como as fardas de trabalho que são, agora, verdes tal como as do Exército, o que me faz uma certa confusão. No meu tempo só os fatos-macacos que usávamos para entrar no lodo é que eram dessa cor.
Para animar a festa podiam trazer um pelotão de fuzileiros e uma lancha de desembarque e fazer um simulacro de assalto à praia com fogo real e tudo. Aí é que tinham um espectador, ou mesmo um participante, garantido. Correr pela praia e dar umas cambalhotas, já não me sinto capaz, mas pegar numa G3 e fazer uns disparos, isso era trigo limpo.
Bem, vou parar por aqui antes que me entusiasme demais e vá vestir o fato camuflado para ir até à beira-mar!

4 comentários:

  1. Quer dizer que as saudades acamparam por aí?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Aproveita já e vai a correr matar saudades,
    do tempo em que no activo foste Fuzileiro
    a tropa manda desenrascar, não te atrapalhes
    não te atrases força nas canetas companheiro!

    Se é que tens aí o barco à porta,
    na garagem da vizinha mete o carro
    se é que ela disso não se importa
    vai depressa não fiques aí especado?

    Tenhas uma boa noite sem dores caro amigo "Tintinaine"!

    ResponderEliminar
  3. Ainda me lembro do Dia da Marinha em Metangula... Ganda Festa!

    ResponderEliminar
  4. Tens que contactar o Marcelo PR, e convencê-lo a comemorar aí na Póvoa o dia do Fuzileiro, era giro e até eu ia participar de fato de macaco, ou disfarçado de macaco, se a Marinha me pagar o almoço.

    ResponderEliminar