... fuzileiro para sempre!
É assim que reza o lema dos fuzileiros para que nenhum dos alunos que passou por aquela escola se auto-intitule "ex-fuzileiro". Um fuzileiro foi, é e será sempre fuzileiro até morrer!
Ontem, primeiro sábado de Julho, foi, como vem sendo hábito, dia de reunião de todos os filhos da escola na sua casa mãe. Eu e muitos mais como eu já há anos que deixaram de fazer isso, porque lhes faltam as canetas para tal prova de resistência. Depois dos 80 já é prova suficiente continuar a respirar e manter o coração a bombar o sangue para todo o corto.
O Zé Pessoa, na foto ao lado, fez de tudo para me convencer a acompanhá-lo, mas tive que agradecer e declinar o convite, pois as minhas pernas não andam mais que 100 metros e os pés não aguentam o peso dos 99 kilos que ainda peso. Eu bem gostava de emagrecer mais 20 Kgs para me mexer à vontade, mas o estilo de vida que levo - 16 horas por dia sentado no sofá e as restantes 8 na cama - nunca me ajudarão a lá chegar.
O Zé, meu conterrâneo, conta uns bons 20 anos a menos que eu e, ontem, ao início da madrugada fez-se ao caminho com muitos mais que se juntarão a ele, a partir do Porto, e que depois de uma paragem para atestar o depósito - o deles e os da viatura - na área de serviço de Pombal, enfrentarão a última etapa que os porá em Vale de Zebro, um pouco antes das 8 horas.
Serão largas centenas, talvez ultrapassem um milhar, que ontem lá estiveram e fizeram a habitual festa, não faltando quem se arme em forte e aceite fazer a prova do lodo. Os mais velhotes são cada vez menos e em breve não reatará nenhum, mas parece que o costume pegou e os mais novos que já entraram na escola depois do 25 de Abril, como é o caso do Zé, continuam a fazer de tudo por manter a ligação à Escola e aos seus filhos.
Como alguns só chegaram a casa depois da meia noite, ainda não há publicações no Facebook, mas não tardará muito que comecem a aparecer para nos mostrar como correu a festa. Espero que tenha corrido tudo bem e não tenha havido avarias na longa viagem de ida e regresso a casa!
Fuzileiro uma vez ...fuzileiro toda a vida, concordo.
ResponderEliminarSó que há fuzileiros e fuzileiros. O Tintinaine é de outra geração e 20 anos de diferença, fazem toda a diferença...Quer pese 90Kg ou 89 como me parece pesar esse camarada. :-)
Vá dando notícias !!