sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A Ilha de Peniche!


Deu mais fama a Peniche o Álvaro Cunhal e a «Fuga dos Dez» do que as caldeiradas que a malta vai lá procurar. Por falar nisso nunca comi em Peniche uma caldeirada que preste. Hoje Peniche anda nas bocas do mundo, porque o PCP não concorda que o governo concessione a fortaleza a privados para fins turísticos. Nesse assunto não meto prego nem estopa, é coisa que não me afecta em nada.
Por causa dessa notícia fui dar uma espreitadela à história de Peniche e descobri que na Idade Média aquilo era uma ilha que com o correr dos anos ficou ligada ao continente, devido ao assoreamento. Na prática, pode dizer-se que continua a ser uma ilha, uma vez que há um canal que a separa de terra e só pelas pontes que o atravessam se pode entrar na Ilha de Peniche.
Nas minhas excursões para sul, quase sempre paro em Peniche para comer qualquer coisa tradicional vinda do mar. Da última vez foram chocos com tinta grelhados. nas caldeiradas não me meto mais, pois tem-me corrido sempre mal. E verdade verdadinha a melhor caldeirada continua a ser aquela que a minha cozinheira faz cá em casa com peixe da Póvoa.
E depois, com tanto turista em Peniche já quase se não consegue lá entrar. Pelo menos no verão. Talvez seja uma boa ideia começar a fazer turismo no inverno!

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Bocas podres!

Sem investimento não há crescimento!
Aprenderam todos a mesma lição e não se cansam de a repetir, como se se quisessem convencer a eles próprios da bondade da sua afirmação. E se o objectivo é denegrir o actual governo, o da geringonça, como lhe chamam, vale tudo e mais alguma coisa.
Que bosta de política!

Zé Manel, estou contigo!

Não conheço o Zé Manel Freitas (jornalista e comentador desportivo) a não ser pela televisão. Mesmo sem o conhecer, se tivesse o seu número de telefone ligava-lhe para que soubesse que partilho a sua opinião sobre os guarda-redes do Benfica.
Vem isto a propósito de um programa da CM-TV, onde ele agora é comentador, em que afirmava que o Ederson é melhor que o Júlio César e se zangava seriamente por todos discordarem dele. Eu estava a ouvi-los e ia pensando que os seus colegas de painel diziam aquilo só para o ver barafustar - ele é do género de defender com unhas e dentes as suas afirmações e fica muito acelerado se discordam dele - e não por estarem convencidos disso.


Pois, depois da derrota de ontem, eu sinto-me exactamente como ele. Ai de quem me disser que o Júlio César é que é o melhor e é nele que o Rui Vitória deve apostar. Aqueles 4 golos sofridos não tiveram outro culpado que não fosse ele. Querem que justifique a minha afirmação? Ora, então cá vai ela.
1º Golo - Junto ao primeiro poste, o Hamish cabeceia a bola, proveniente da marcação de um canto, que entra na baliza por entre o corpo do guarda-redes e o poste devido à má colocação do Júlio César na baliza.
2º Golo - Talvez aquele em que podia ilibá-lo de culpas, mas a falta de ligação com os centrais que ele deve coordenar deram origem à falta, mesmo em cima da linha da grande-área de cujo livre resultou o golo.
3º Golo - Resultante de um penalty que ele próprio cometeu. Mais uma vez, ele e os seus centrais em xeque.
4º Golo - Preferia nem falar neste verdadeiro frango, depois de uma saída em falso impensável num guarda-redes com tantos anos de experiência.
Ninguém pode negar que o "Imperador" tem atrás dele uma grande carreira cheia de sucessos, mas a todos chega a hora de arrumar as botas e mais vale fazê-lo antes de começar a passar vergonhas que tendem a fazer esquecer tudo aquilo que de bom existiu no passado.
Estou contigo, Zé Manel, o Ederson é que devia ter ido para a baliza!

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Ficou mais complicado!


Perder com o Nápoles não é o fim da picada, aliás eu já esperava que isso acontecesse, tendo em vista o valor das duas equipas. Nunca me passou pela cabeça que iríamos ao S. Paolo ganhar o jogo a um Nápoles que tem meia dúzia de craques uns furos acima dos que jogam no Benfica. De facto, empatar com o Besiktas é que foi o nosso grande problema, por culpa do Talisca. Temos que vingar-nos e ir a Istambul ganhar-lhes o jogo da segunda mão.
De resto sobra o Dínamo de Kiev, a quarta equipa do grupo que pode ser o nosso salva-vidas, se lhe ganharmos os dois jogos o que acredito não vai ser nada fácil. Ou seja, estamos entalados e o nosso futuro na prova dos milhões não se afigura muito brilhante.
Que fazer? Concentramos-nos na prova caseira que é aquilo que está ao nosso alcance. A prova dos milhões é para os tubarões do futebol europeu, coisa que não somos e que o mais provável é que nunca chegaremos a ser.

Lua Cheia sobre o castelo de Sesimbra!


Quem foi caçador sabe que é preciso esperar o momento certo para carregar no gatilho. O fotógrafo português que fez esta sequência de imagens, no dia em que a lua foi cheia neste mês de Setembro, procedeu como caçador experimentado, esperando o momento certo de disparar a sua câmara fotográfica. E fez isso repetidas vezes, a intervalos regulares para, mais tarde, poder fazer esta montagem que aqui vemos. Eleita como foto do dia, pela NASA, na passada sexta-feira.
Fotógrafo - Miguel Claro
Data - 2016-09-16

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Outra vez o futebol!

Hoje é dia de campeões e não tenho como evitar pegar, também eu, no assunto que ocupa tudo o que é site de notícias ou canal de televisão. Que é que eles são mais que eu?
O Benfica tem que ir, amanhã, a Nápoles e o mais certo é vir de lá com o rabo entre as pernas, mas isso são contas de outro rosário. Hoje calha ao Porto e ao Sporting mostrar o que valem e só Deus é que sabe como acabarão as coisas para eles os dois.
O Sporting vai até Varsóvia pensando que não será difícil vencer uma equipa que acabou de enfardar 6 batatas no último jogo. A imagem de Jesus que vêem aqui ao lado é enganadora. A ele ninguém o cala (segundo ele próprio afirma) e lá por dentro está convencido que tem equipa para bater os polacos. E quem sabe? Até pode ter e eu nestas coisas de jogos com equipas estrangeiras sou sempre da casa. E Portugal bem precisa de quem o ajude a subir no ranking, pois ultimamente tem sido só para baixo.
Por seu lado, o Porto vai até Leicester, terra do campeão da Premier League que nem em sonhos quer perder este jogo. Os dragões não têm feito grande figura, desde que começou esta época, o fantasma do Lopetegui paira ainda sobre a cidade do Porto, mas, quem sabe regressam com uma vitória do reino de Sua Majestade a rainha Isabel II.
Fazer prognósticos é tarefa muito difícil e razão tinha o João Pinto que dizia: "só no fim do jogo". E como surpresas acontecem muitas vezes nestas provas, podemos ver um Sporting a levar no pêlo, em Varsóvia, e um FCP a regressar a casa satisfeito da vida, depois de envergonhar a cara ao campeão inglês e ao seu "matador" Islam Slimani.
Logo à noite, pelas 22.00 horas saberemos a resposta e que não empatem é o que eu peço, pois de empatas ando eu cheio!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Com um sorriso de orelha a orelha!

Porque não há-de rir se é um homem feliz?
Pode dizer-se que nasceu com o cu virado para a lua. Aos 20 anos já era vice-presidente da Câmara de Fafe e aos 28 Secretário de Estado. Esteve em tudo que era governo, especialmente nos de Cavaco Silva de quem era o «Moço de Recados». Está quase a fazer 60 anos, mas já vive confortavelmente de reformas e subvenções do Estado, ou seja, vive à conta do erário público desde os seus 20 anos. É obra!


Mesmo assim não se coíbe de trabalhar (ou fazer que trabalha) em várias empresas e organizações, faz até parte de uma sociedade de advogados, para garantir um rendimento anual que se veja. E para que não lhe falte nada, nem à sua família, ainda faz uma perninha na televisão, com um comentário semanal sobre a actualidade política que lhe deve render mais dois ou três mil euros mensais.
Ia-me esquecendo de acrescentar que também é Conselheiro de Estado, o que faz com que esteja a par de todo o tipo de mexericos, mais ou menos importantes, que circulam no meio. Não podia a televisão arranjar melhor comentador, ele sabe tudo e de tudo fala com a maior alegria. Ele faz e desfaz, aprova e reprova, ainda antes de os outros terem posto a matéria em agenda.
Tudo lhe corre bem, porque não haveria de rir?

Presunção e água benta ...!

No rescaldo da sexta jornada do nosso campeonato há uma grande verdade que salta à vista e ninguém pode negar, o Paços de Ferreira é quatro (4) vezes melhor que o Sporting de Jorge Jesus.
Estão a perceber porquê?
Se nesta jornada o Paços enfiou duas bolas na baliza do Rio Ave e este enfiou três na baliza do Sporting, está-se mesmo a ver o porquê da minha afirmação. E para não ser muito mauzinho para os rapazes do JJ que ele afirma serem os melhores, estou a descontar o golo que eles marcaram em Vila do Conde, assim como o que o Rio Ave marcou hoje na capital do móvel, senão seriam seis (6) vezes e não quatro.
Dou-me ao trabalho de ir falando nestas coisas para se perceber a falta de humildade que vai lá pela casa dos lagartos.
Arrogância ou presunção ficam muito mal a quem delas faz uso para se elevar aos olhos dos outros. E tem sido esse o grande defeito do treinador dos lagartos desde que abandonou a Luz. Ficou às escuras e vai andar às apalpadelas até que as circunstâncias o façam mudar.

sábado, 24 de setembro de 2016

Mama, mas não abuses!

Por conta do Benfica que (não jogando muito bem) conseguiu retomar a dianteira e deixar os lagartos a chuchar no dedo (sei que eles estiveram todo o tempo de jogo a rezar para que o Benfica não ganhasse, de modo a poderem ficar no primeiro lugar) deixo-vos aqui uma prenda especial, correndo o risco que me tranquem este blog também. Mas como sou do género de correr riscos, desejo-vos um bom domingo e cá vai ela.


Esta mulher (Kyla Cole) tem sido a minha musa inspiradora nos últimos anos!

Pernas e pernil!


Num certo dia do ano passado, passei por Chaves à hora de almoço e resolvi entrar num restaurantezeco, à face da estrada, que ninguém daria nada por ele. Como não sou homem de desperdiçar dinheiro, perguntei qual era o menu do dia, pensando pagar pelo almoço não mais de 7.50€ com tudo incluído. Pernil de porco cozido, foi a resposta que recebi. Vamos nessa, ó Vanessa, pernil de porco é coisa que sempre me faz vir a água à boca.
Não me pagam nada pela publicidade, mas só vos digo que aquele pernil (curado à transmontana) me soube qual manjar dos deuses, além do preço que se ficou pelos 7€. Como, hoje ao fim da tarde, vai lá jogar o Benfica, logo pensei em aproveitar a ocasião para matar dois coelhos de uma cajadada. Primeiro e com muita calma saborearia o pernil que, com alguma sorte à mistura por causa do excesso de pessoas que hoje invadirão Chaves, estaria tão bom como aquele que comi no ano passado. E depois de bem comido e bem bebido faria uma passeata pelas margens do Tâmega para ajudar a digestão, antes de me dirigir ao estádio para ver se o meu Benfica tem pernas para correr durante 95 minutos e trazer os três pontinhos que nos fazem falta para continuar a liderar o campeonato.
Ontem expliquei à minha cara metade qual era o plano e já quase a convencera, ela que nem quer ouvir falar em futebol, quando alguém que assistia à conversa me estragou a festa, avisando que não há bilhetes disponíveis, está tudo esgotado desde anteontem. Ou seja, comer o tal pernil eu até podia, mas ver o Glorioso estava fora de questão. E considerando que o tal restaurantezeco podia estar cheio até à porta, ou o pernil não constar da ementa para hoje, preferi abortar o meu plano e ficar em casa sossegadinho. Entre combustível, portagens e almoço já poupei quase 100€ e não conto com o bilhete para ver o Benfica, porque estão esgotados.
Na minha terra costuma dizer-se: boa romaria faz quem em sua casa fica em paz! E é isso que vou fazer.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Nó difícil de desatar!

Diz-se que só passados 50 anos se pode escrever a história com um mínimo de possibilidades de erro quanto aos factos narrados. Pois, de 1970 até hoje, passaram-se apenas 46 e eu não deveria estar a abordar o assunto, mas não me sinto preparado para esperar mais meia dúzia de anos. Receio não ter vontade, ou não estar apto para escrever seja o que for, nessa altura.
O facto a que me refiro, sobre o qual, por mais estranho que pareça, ainda não se conhece toda a verdade, é a «Operação Nó Górdio», a maior operação militar levada a cabo pelas tropas portuguesas durante a Guerra do Ultramar. Foi levada a cabo em Moçambique, no «Planalto dos Macondes», na segunda metade do ano de 1970. Só para se ficar com uma ideia do tamanho da coisa, deixo aqui dois quadros que detalham quais as Unidades Militares que compunham os cerca de 8.000 homens que foram envolvidos nessa operação.



A primeira consideração que gostaria de fazer e que, passados tantos anos, ninguém me levará a mal, é que foi a maior estupidez em que o general Kaúlza de Arriaga poderia ter pensado. Ele pensava ganhar a guerra com este grande levantamento militar, esquecendo-se que aquilo era uma guerra perdida desde o princípio. Desde 1962 que já não havia a presença de qualquer país colonizador, em Africa, excepto Portugal. Todas as directivas da ONU iam no sentido de proibir Portugal de continuar aquela guerra sem sentido. Quem é que nessas condições poderia conceber uma tal operação envolvendo tantos meios e pondo em risco tantas vidas humanas de um e outro lado? Só um louco ou um estúpido, digo eu.
Há na internet muitos relatos feitos por "comandantes da Frelimo" que ridicularizam a operação e desmentem muitas das afirmações constantes dos relatórios das nossas tropas. Do mesmo modo, há do nosso lado relatos que se contradizem em pontos onde não poderia existir qualquer dúvida, como o número de baixas, por exemplo. Há quem refira que foram 132 os mortos do nosso lado e quem contraponha que foram apenas 27. O que é um facto indesmentível é que a operação serviu apenas para melhorar as vias de comunicação, aumentar as pistas de aviação e pouco mais.
Devido ao início das obras de construção da Barragem da Cabora Bassa, a guerra deslocou-se para a zona de Tete, com infiltração dos guerrilheiros da Frelimo via Malawi. E a situação de aperto que as nossas tropas viviam em todo o distrito de Cabo Delgado melhorou muito depois disso, pela razão da deslocalização da guerra e não como resultado da famosa operação engendrada pelo general Kaúlza de Arriaga.
Para terminar, devo dizer que não pretendo contribuir para a História com esta minha abordagem, limito-me apenas a deixar escrito o que penso sobre o assunto. Aos que estiverem interessados em conhecer a "operação" com mais pormenores, além daquilo que podem encontrar na Wikipédia, deixo aqui o endereço de um blog que vale a pena visitar.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A menina dos olhos do Vieira!


Dentro e fora de campo, o nosso presidente quer ganhar tudo. Os dez anos de vida do Caixa Futebol Campus são o seu maior orgulho e tem planos para aumentar aquilo em grande estilo. Mais espaço, mais putos para transformar em fenómenos e vender por milhões, mais tudo. Ambição não lhe falta.
Deus lhe dê saúde e que a deusa da fortuna o cubra com o seu manto e transforme em realidade todos os seus sonhos.
Et pluribus unum!

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

PM912 - Guiné!

Por conta do poema do Santos Oliveira que o Eduardo publicou no blog «Nasci no Alentejo» fica aqui um pequeno excerto que prova que a data de 16 de Novembro corresponde, de facto, ao dia em que o (traidor) Manuel Alegre declarou como mortos os dez homens do Pelotão de Morteiros 912.

Votem nele para Presidente da República, votem que ele merece. Ele merece tudo, reforma, subvenção vitalícia, etc., só os ex-combatentes não merecem mais que esquecimento.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Serviço de sentinela!

Serviço de sentinela ou de guarda era o que menos gostava de fazer, enquanto estive na Briosa. Estar ali de castigo durante duas horas, só com a companhia da G3, já era dose, mas ter ainda que aturar os superiores que se achavam no direito de chatear o desgraçado que nem os tomates podia coçar, era demais para a minha reduzida capacidade militarista. Falta de respeito e abuso de posição dominante é o mínimo que lhe posso chamar.
Se bem me lembro, só fiz um serviço desses na Escola de Fuzileiros, ainda com a velha Mauser, e outro no Corpo de Marinheiros, numa das vezes que por lá passei. Todos os outros foram em Moçambique e às centenas. Nos tempos da CF2 era 1 em cada 3 dias, mais ou menos 110 por ano. No tempo da CF8 foi mais fácil, pois as divisas de marinheiro já acarretavam alguns privilégios. E no ano que estive no Niassa, metade passei-o a fazer cera. Habilidades que não se ensinam a ninguém.
Depois virei as costas à Marinha e só voltei a fazer serviço de guarda para tomar conta dos filhos. Mas ultimamente fui forçado a voltar ao activo para tomar conta das figueiras e evitar que os estorninhos me comessem os figos todos. Mas para ser bem sucedido tinha que me manter no posto desde o nascer ao pôr do sol, o que era manifestamente exagerado. Daí resolvi entregar o serviço a um especialista que fica no posto de sentinela 24 horas por dia, não cobra nada e nunca se queixa, tanto vale que chova ou faça sol.



Agora só tenho que rezar para que não chova durante alguns dias, de preferência durante um mês, e preparar o estômago para me empanturrar deles, brancos ou pretos, à escolha!

Ai o meu rico dinheirinho!


Não parece (por culpa das barbas brancas), mas tem apenas 44 anos de idade. Subiu na política como líder da JS (Juventude Socialista) e está, hoje, no grupo socialista do Parlamento Europeu. A mudança da política nacional para a internacional significa uma subida de estatuto e do saldo da conta bancária.
Ao vê-lo reagir às declarações de Mariana Mortágua, em sintonia com os deputados do PSD e CDS, fiquei a pensar que a sua conta bancária deve ter subido exponencialmente levando-o a recear que o novo imposto sobre as fortunas lhe possa levar uma fatia daquilo que já conseguiu amealhar. Eu que de política não percebo nada, limito-me a ler os sinais e ouvir o que se vai dizendo por aí. E, na minha humilde opinião, um socialista rico está no partido errado. Talvez seja essa a razão de tanta discordância com o António Costa.
--------
A estratégia de António Costa, que já recusou a ideia de formação de um Bloco Central com o PSD e está a jogar à Esquerda e à Direita nas negociações para a formação do próximo governo, parece não estar a colher unanimidade no seio do PS.
Depois da derrota do PS nas eleições legislativas, surgiram movimentações dentro do partido, visando a “queda” de António Costa, que decidiu não se demitir do cargo de líder dos socialistas.
O Diário de Notícias dá agora conta da saída de Sérgio Sousa Pinto do Secretariado Nacional do PS, por “discordar da linha política do partido estabelecida após as eleições”.
Sérgio Sousa Pinto tem sido crítico da forma como António Costa está a conduzir as negociações de acordos à esquerda para conseguir uma maioria estável no Parlamento.
--------
Aquilo que leram acima saiu no Diário de Notícias, em finais no ano passado, mas a oposição deste jovem político ao Bloco já vem de longe. Se não acredita veja este video e ouça com atenção o último minuto com a intervenção do Francisco Louça.

Somos os primeiros!


Por muito que doa aos nossos adversários já estamos no primeiro lugar de novo. Não sei quanto tempo isso vai durar, mas tudo o que eu quero é aproveitar este momento sem pensar no futuro.
No jogo de hoje, o Braga entrou de rompante e quase nos apanhava de surpresa. Valeu-nos o Imperador Júlio César que com um par de boas defesas evitou que entrássemos no jogo a perder. Depois, lentamente, o Benfica foi tomando conta do jogo e começou a construir a vitória que se impunha para tomar de assalto o 1º lugar da classificação. E depois, o Braga acabou por marcar o seu tento de honra num momento em que já não tinha pernas para chegar à baliza. Mas tomando em consideração que, com um pouco mais de sorte, poderia ter metido dois, logo no início do jogo, não me custa aceitar como justo o resultado final do jogo.
O Benfica jogou muito, nem sempre acertadamente, e poderia ter construído um resultado mais dilatado, mas nota-se que falta ainda um futebol de conjunto que virá com a continuação do treino da equipa. Assim que o treinador tiver encontrado a sua equipa base e não houver jogadores lesionados a coisa acontecerá naturalmente. A questão é, portanto, esperar com paciência. Entretanto vamos tentando ganhar uns trocos nas provas europeias sem esquecer que o nosso foco é ganhar o campeonato e a Taça de Portugal.
Queremos ser campeões de novo, assim Deus nos ajude!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A vida como ela é!


A vida é como é e não como nós queríamos que ela fosse! Que o diga o Mourinho que ontem sofreu o mesmo destino que o Jorge Jesus, perdendo por 3 a 1 o jogo disputado na casa do Watford. Um do lado de lá e o outro do lado de cá, veremos qual deles se equilibrará primeiro. O Mourinho está a reviver o desastre acontecido no ano passado, enquanto treinador do Chelsea, o JJ está apenas a pagar pela língua comprida que não consegue manter dentro da boca fechada.
Acontece aos melhores!

Não batas mais no ceguinho!

Ai não que não bato!
Todas as que lhe der ainda são poucas, por aquilo que me fez sofrer ao longo de 6 longas temporadas!
Tenho que atacar enquanto estou por cima, pois quando estiver por baixo só posso defender-me!

Ai se o »Burro do Caralho» perde a confiança nele!

Tanto inchou que rebentou como uma castanha!

E como lhe devem ter doído!

domingo, 18 de setembro de 2016

Hoje correu bem ...!

... amanhã logo se vê!
Nem nos meus melhores sonhos podia imaginar aquilo que hoje aconteceu. O FCP que já ia atrás do Benfica voltou a perder mais 2 pontos e o JJ pagou com língua de palmo pelas baboseiras que tem deitado pela boca fora, sofrendo uma tremenda derrota no Estádio dos Arcos, aqui mesmo ao pé da minha porta. Para a festa ser completa só me falta que o Benfica, amanhã, cumpra o seu dever ganhando o jogo com o Braga. Para um benfiquista que se preza e sendo o jogo em nossa casa nem sequer é pedir muito. Mas disso falaremos amanhã, depois do jogo ter terminado.


Hoje, quero concentrar-me naquilo que se tornou o meu desporto favorito, cascar forte e feio no treinador dos lagartos. Ele está cada vez pior, basta porem-lhe um microfone à frente do nariz para ele começar a debitar disparates e tecer elogios a ele próprio. Ouvi com a máxima atenção aquilo que ele disse em Madrid, depois de ter perdido o jogo, e ouvi o que disse ontem na antevisão desta jornada. O Sporting tem a melhor equipa, como não poderia deixar de ser, uma vez que é treinada por ele, o melhor treinador de Portugal e arredores.
Como diz o ditado, presunção e água benta cada um toma a que quer. Hoje, passou o jogo a arrepelar os cabelos e cada um dos três golos caiu-lhe em cima da cabeça como uma marreta de cinco kilos. Acredito que se deve ter lembrado das palavras que disse ontem e pensado que teria feito melhor em estar caladinho. Ser um pouco mais humilde não lhe ficaria nada mal. Espero que lhe sirva de lição e comece a portar-se como gente normal.
E por aqui me fico!

sábado, 17 de setembro de 2016

Amanhã é outro dia!

Os dias de ontem e de hoje não foram fáceis. Alguns problemas de família que se vinham arrastando, desde há algum tempo, tiveram que ser enfrentados e resolvidos, o que causou alguma turbulência cá por casa. Daí a minha pouca presença na blogosfera. Mesmo agora, só aqui dei um pulinho para justificar a minha ausência e não vos deixar a pensar que vos tinha abandonado. Espero que a tormenta, amanhã ou, o mais tardar na segunda-feira, já tenha passado e tudo volte ao normal.
E para suprir a falta dos meus escritos, deixo-vos aqui a prenda do costume.


Parece que a União Europeia decidiu, finalmente, concordar em subsidiar a produção leiteira e eu, como bom investidor que sou, estou já a dar os primeiros passos para aumentar o negócio.
Bom domingo para todos!

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Comandos e comandados!

Tenho vindo a assistir a esta «barracada à moda da casa» que se passou com o Curso de Comandos 2016 e que custou a vida a dois dos instruendos e mandou uns quantos mais para o hospital.
Retomadas as actividades normais do curso, no dia de ontem, houve uma série de candidatos que pediram para abandonar o referido curso. Fiquei a pensar se continuam no Exército, em qualquer outra especialidade, ou se vão para casa, pura e simplesmente. Como as coisas estão hoje, ao nível da vida militar, tudo é possível, mas não havia nada que esclarecesse isso na notícia que li.
Isso fez-me recuar no tempo e regressar à Escola de Fuzileiros, na Primavera de 1962. Enquanto eu ia aprendendo a marchar e marcar passo, sob as ordens do Sargento Bicho, havia um curso de «fuzileiros especiais» que se preparava a passos largos para ir combater na Guiné. Uma das provas que eles costumavam fazer era correr 11 Kms com uma mochila às costas carregada com 15 kilos de areia (mais coisa menos coisa). Um dos grumetes que fez a prova apresentou-se na Enfermaria, logo que chegou à Escola e tirou a mochila das costas.
Desde o pescoço até quase à cintura, tinha desaparecido toda a pele que cobria os elos da coluna vertebral, estava tudo em carne viva. O médico que tratou este doente achou por bem reportar ao Comandante da Unidade, dizendo-lhe que aquilo não estava certo e se opunha a que continuasse. Foi o suficiente para que aquela estupidez parasse e não se falou mais nisso.
Não sei com exactidão o que se terá passado no treino a que os "Comandos", mas desconfio que houve falta de atenção dos oficiais responsáveis para os exageros a que estavam a submeter os instruendos. E o médico responsável devia andar a dormir.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Toma e embrulha!


Eu até gostava que o Sporting tivesse ganho ao Real Madrid, mas dá-me tanto prazer ver o JJ a enfardar mais uma que não posso evitar de festejar. A minha felicidade é directamente proporcional à desgraça que for acontecendo a esse traidor vira-casaca que cuspiu no prato onde comeu.
Isso não invalida que os lagartos tenham feito um grande jogo e chegado a assustar os madrilenos que durante 85 minutos viram a sua categoria de detentores do título arrastada pela lama. Nunca eu pensaria que o Sporting pudesse fazer aquela figura que hoje fez no Santiago Bernabéu, que tivesse encostado o Real às cordas, até ao ponto de se sentir incapaz de fazer a remontada que afinal acabou por acontecer. Mas o facto é que fez e vai ficar na história por isso.
Talvez as substituições tenham ajudado um bocadinho à quebra da equipa e a expulsão do treinador fez o resto. Ele é useiro e vezeiro nessas coisas e já devia ter aprendido a comportar-se, pois ninguém está para aturar aquelas maluquices que ele protagoniza a cada passo. Faz-me lembrar um velho ditado que reza assim:
- Burro velho não toma andadura! 

Acordaram a fera ...!

... agora aturem-na!




Depois de ganhar por 1 a 0, com um golo apenas e marcado aos 88 minutos, dizia o treinador do Real Madrid:



E o treinador do Belenenses, que não há quem o cale, respondeu:

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Pataniscas!


Isto de perder jogos depois dos 90 minutos deixa-me doente. É coisa que não devia acontecer, pois os atletas já estão esgotados física e moralmente e, por consequência, sem capacidade para reagir como seria necessário. Mas, como dizia o outro, enquanto não soar o apito final a bola continua a rolar e quem tiver a sorte de a enfiar na baliza é que ganha o jogo.
Outra coisa que dói com'ó diabo é ver um atleta da nossa casa ser o motivo do nosso desgosto, neste caso o Talisca a quem, por piada, eu costumo chamar Patanisca. Ele que foi preterido na equipa do Benfica deve ter ficado satisfeitíssimo pelo golo marcado e por lhe caber a ele a honra de nos ter roubado a vitória que valia 2 milhões de euros.
É assim a vida, nunca sabemos de onde nos vêm os desgostos, pois se soubésssemos fugiríamos deles a sete pés. Faltam mais 5 jogos e vamos esperar que não corram todos tão mal como este. E talvez os jogadores que não puderam dar, hoje, o seu contributo sejam capazes de decidir o resultado em nosso favor nos próximos jogos.
Pensamento positivo!

Ganhar o sustento!

Imagino a aflição daqueles que, diariamente, têm que escrever qualquer coisa para garantir o pão para a boca. Os jornalistas, os cronistas e comentadores têm que apresentar qualquer coisa que o redactor-chefe aprove e seja publicado, de outro modo a conta bancária não apresentará lançamentos a crédito.
No meu caso não existe essa obrigação, mas sinto-me, moralmente, forçado a puxar pela cachimónia para servir aos meus leitores algo que tenha alguma valia. E garanto que não é fácil. Por vezes, por muito que se espremam os neurónios, não sai nada que eu veja como interessante, seja para quem for, palha apenas palha e nada mais. E quando assim é, mais vale fechar a tasca e ir dar uma volta.
Mas como nem essa possibilidade me resta, porque as minhas pernas se recusam a dar um passo que seja, sou obrigado a inventar qualquer coisa e vou agarrar-me ao que nos transmitiram, ontem à noite, os pivots de todos os telejornais dos nossos canais televisivos. Segundo eles, ou quem lhes encomendou o recado, hoje deveria acontecer uma borrasca de meter medo a meio mundo. Chuvas, por vezes fortes, trovoadas e tudo o mais que é quase impossível acontecer num dia de verão (que está quase, mas ainda não acabou).
Pois é, devia ser assim, mas não foi. As duas ou três pequenas nuvens que amanheceram no céu da Póvoa depressa foram varridas para longe e o sol brilha com toda a intensidade. Bem se costuma dizer que «o homem põe e Deus dispõe». E não me venham dizer que o boletim meteorológico não se aplicava à minha terra, pois ela faz parte do norte e centro de Portugal, tal como "eles" disseram.
Conclusão, uns alarmistas é o que eles são. Vejo-me obrigado a recordar-lhes a fábula do «Pedro e o lobo», tanto mentem que quando disserem a verdade ninguém acredita.
Bem, por aqui me fico e espero justificar o pagamento dos meus honorários. Que até nem são exagerados, diga-se de passagem!

Beleza não se discute!

Claro que não, a beleza admira-se!

Eu gostava de ser poeta
Louvar estes olhos belos
Sem esta conversa da treta
Que só rima com marmelos!

Boa noite e sonhos cor de rosa!!!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Com a casa às costas!

Neste momento em que escrevo já passa da meia-noite e estamos, por conseguinte, na segunda-feira, dia 12 de Setembro. Ontem, de manhã, dediquei o meu tempo ao «Farol de Metangula» e depois não tive oportunidade de voltar a ligar computador. Paciência, não morre ninguém por causa disso.
Mesmo assim e uma vez que liguei o computador agora, não quero desligá-lo sem escrever qualquer coisa. Mas tem que ser qualquer coisa que valha a pena e assim vou deixar aqui uma imagem que diz muito a qualquer marinheiro dos velhos tempos, como eu.


No dia 10 de Março de 1962, no Corpo de Marinheiros do Alfeite, eu e mais duas dúzias de mancebos como eu recebemos  a maca (lona com um colchão e respectiva capa, um travesseiro e dois cobertores) e saco da ordem e partimos a caminho de Vale de Zebro e de uma nova vida que desconhecíamos em absoluto. Esse conjunto, a maca e o saco com todos os nossos pertences, era tudo o que precisávamos e a que tínhamos direito dali em diante.
Tal como a imagem documenta, o marinheiro carregava com os seus pertences às costas cada vez que era destacado para outra Unidade de Marinha. Eu fui duas vezes a Moçambique, estive na capital e no mato, ora embarcado ora em terra e até ao dia 20 de Maio de 1968, dia em que entreguei tudo de volta no Corpo de Marinheiros, nunca me separei do "embrulho".
Anos mais tarde, deixou de ser assim e perdeu a piada toda. Pelo menos eu assim penso!

sábado, 10 de setembro de 2016

Vitória com falta de golos!

Se chega um segundo mais cedo à zona de remate, o Zé Gomes tinha ficado na história do Benfica como o jogador mais jovem a marcar um golo tendo jogado apenas 2 minutos na partida. Não aconteceu, mas não faltarão ocasiões para mostrar o que vale e marcar golos que farão delirar os adeptos do Glorioso, assim Deus o permita.
Não vi o jogo com a atenção que ele merecia, pois encontrei um parceiro que estava mais falador que o habitual (talvez motivado por uns copos a mais) e não se contentava com os meus sim-sim-não-não que lhe ia dando de vez em quando. Mesmo assim deu para perceber que o Arouca se defendeu tanto como o Benfica atacou, fez um golo de se lhe tirar o chapéu e com um pouco de sorte poderia ter marcado mais um ou dois. Mas, em contrapartida, o Benfica poderia ter marcado meia dúzia tantos foram os ataques que levou até à baliza do guardião arouquês. O resultado que traduziria aquilo que se passou em campo seria para aí um 5 a 3 ou coisa parecida.
Mas isso agora pouco interessa, vamos somar os 3 pontos conquistados hoje aos que já tínhamos e esperar que um dos que vão à nossa frente escorregue e se espalhe ao comprido para lhe passarmos à frente. Na semana que aí vem há Liga dos Campeões e cada um terá que se esfarrapar para mostrar o que vale. E claro que isso dará origem a algumas mazelas na equipa que acabarão por se reflectir nos jogos caseiros que se seguem. Espero que o Benfica consiga passar por isso sem males de maior, pois já temos lesionados que chegue. E também espero que o toque que o Rafa levou hoje não seja nada de grave, pois seria azar demais cair logo no primeiro jogo com a camisola do Benfica.


E para terminar vou desejar-vos um grande fim de semana e deixar-vos aqui uma belezura para vos aquecer a alma, já que, com as temperaturas que tem feito nos últimos tempos, o corpo já tem a sua dose de calor.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Novidades!

Amanhã temos o Benfica de regresso à acção. E pelo que parece temos os avançados todos fora de combate, o que vai obrigar o Rui Vitória a inventar uma nova solução para ultrapassar o problema. Fala-se num novo craque que surge do nada como aconteceu com o Renato Sanches, o Zé (Golo) Gomes e que pode ser lançado amanhã às feras frente à equipa do Lito Vidigal.
Como já perdemos 2 pontos frente ao Setúbal, não podemos voltar a falhar e atrasarmos-nos ainda mais. Por conseguinte, com o Zé Golo ou com outro avançado qualquer temos que conquistar os 3 pontos para continuarmos na perseguição ao nosso objectivo.
Vamos a isso, corações ao alto!

Que lhe sirva de lição!

Hesitei muito em pronunciar-me sobre a derrota da nossa selecção na Suíça. Não quero que pensem que sou do contra e logo que perdem me atiro a eles como gato a bofe. Mas é um facto que o nosso apuramento para o Europeu (que vencemos com grande sorte) foi uma pequena vergonha e o resultado deste jogo nada mais é que a continuação do mesmo. Muita conversa, muita conversa, mas acções que é aquilo que interessa, nem vê-las. Muita parra e pouca uva, como soe dizer-se.
O «Engenheiro do Penta» precisava de uma derrota para pôr os pés em terra e perceber que não passamos de uma selecção média. É verdade que temos 3 ou 4 jogadores acima da média, mas isso só não faz uma selecção capaz de ganhar aos colossos do futebol europeu, como a Alemanha, França, Espanha, Itália ou Inglaterra.


Há duas coisas que gostava de dizer a respeito do treinador e do modo como organiza a equipa. Em primeiro lugar, a história do ponta de lança. Ele sabe tão bem como todos nós que não temos um ponta de lança que preste e quando assim é mais vale jogar sem ele. Sempre foi assim até o Ederzito meter aquele golo na final contra a França e como ele se transformou no herói do momento há que metê-lo no jogo como titular. Asneira pegada que continuou com a entrada do novel ponta de lança do FCP que não é melhor que o Éder e tem juventude a mais e experiência a menos.
Em segundo lugar, não vejo com bons olhos a resistência em fazer alinhar os novos valores e insistir com alguns jogadores, como o João Moutinho, que já não rendem o que rendiam quando começaram. A utilização dos três médios do Sporting, João Mário, Adrien e William, compreende-se por estarem habituados a jogar juntos, mas pode haver outras combinações que dêem melhor resultado. O André Gomes lesionou-se e não pôde jogar. Porque não entrou o João Cancelo no seu lugar? Esses dois, mais o Bernardo e o Renato, somados à experiência e músculo do CR7 é que têm que ser a espinha dorsal da nova campanha 2016/2018
Percebeu, Sr. Engenheiro? Jovens com força nas canetas é o que precisamos para ganhar a corrida!

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Homem velho mulher nova ...!

... filhos até à cova! Assim reza o ditado, mas na vida real nem sempre isso acontece.
Ontem, enquanto escrevia sobre a nova "presidenta" do Brasil, veio-me à memória o caso do Camilo de Oliveira, falecido há cerca de dois meses. Também ele se casou com uma mulher muito mais nova que ele, mas que eu saiba dessa relação não nasceu qualquer filho.
Camilo era homem de muitos amores, vivia com uma mulher e tinha sempre o olho noutra para a substituir. A paixão pela Paula Marcelo que conheceu com apenas 16 anos deve tê-lo curado dessa doença, pois que se saiba não houve outra depois dela. Como se pode ler na notícia abaixo que encontrei num pasquim qualquer, ela era tão novinha que tiveram que manter o namoro secreto até ela acabar de crescer.


CAMILO DE OLIVEIRA E PAULA MARCELO, CONHECERAM-SE EM 1983. CAMILO PREPARAVA A REVISTA "HÁ MAS SÃO VERDES", PAULA MARCELO FOI ACOMPANHAR UM AMIGO AO CASTING, DESTA REVISTA, CAMILO DE OLIVEIRA, REPAROU EM PAULA MARCELO, E CONVIDOU-A A IR AO CASTING. 
CAMILO NEM SEQUER CHEGOU A FAZER O CASTING A PAULA, PAULA FICA LOGO CONTRATADA PARA A REVISTA. QUANDO A MESMA ENCONTRAVA-SE EM CENA NO TEATRO SÁ DA BANDEIRA NO PORTO, CAMILO PEDE PAULA EM NAMORO, NAMORO ESSE QUE SE MANTEVE EM CLANDESTINIDADE, DURANTE ALGUNS ANOS, POIS SE COMEÇARAM A NAMORAR EM 1983, E CAMILO NESSA ALTURA ESTAVA A VIVER JUNTO COM MARIA LUISA, ATÉ 1989.
MAS O NAMORO PASSOU A ALGO MAIS SÉRIO, QUANDO CAMILO DEIXA A CASA EM QUE VIVIA COM MARIA LUISA, UMA VIVENDA EM SAO DOMINGOS DE RANA EM CASCAIS, E VAI VIVER COM PAULA MARCELO PARA A REBELVA, NO MESMO CONCELHO. NUNCA CHEGARAM A CASAR, MAS O AMOR É MAIOR QUE UM PAPEL ASSINADO, ASSIM O COSTUMAM ASSUMIR
JÁ PASSARAM 26 ANOS, CAMILO COSTUMA AFIRMAR QUE TALVEZ PAULA NÃO SEJA A SUA ULTIMA MULHER. CAMILO DE OLIVEIRA, FOI CASADO 4 VEZES, COM LUISA, UMA ENFERMEIRA, YO APOLONI A ACTRIZ ITALIANA, MARIA LUISA CAMARA, ASSISTENTE DE BORDO E PAULA MARCELO...

Ora, em 1983 a Paula tinha 16 anos e o nosso Camilo já ia nos 59, uma diferença considerável. Da notícia, a ser verdadeira, depreende-se que eles juntaram os trapinhos em 1989, altura em que ela já tinha 22 anos e ele 65 (idade para ter juízo).
O que eu queria acrescentar sobre esta história é que a nossa Paulinha foi pouco cuidadosa no que toca a garantir o seu futuro e agora se anda por aí a queixar que o que sobrou da vida com o Camilo só lhe dará para viver alguns meses. Nem sequer teve a habilidade para exigir que ele se divorciasse da primeira mulher, com quem continuou casado até morrer.
E é claro que quem tem direito à pensão de sobrevivência é a sua viúva, à face da lei, e não aquela com quem ele dormia. Ainda sem ter atingido os 50 anos, não lhe ficará mal arranjar emprego e garantir a sua subsistência. Quem em nova não acautelou o futuro, não pode vir queixar-se agora que está velha.
A título de epílogo, declaro que não alinho em romantismos e acredito pouco no quadro do romance de amor que as pessoas em geral pintam acerca deste casal.
P.S. - Segundo as últimas notícias que chegaram ao meu conhecimento, a viúva abdicou dos seus direitos, o que lhe permite (pelo menos) requerer a pensão de sobrevivência.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Carne de vitela, a preferida!


Hoje, fui atraído pela notícia de que o recém-empossado presidente do Brasil já arranjou um tacho para Marcela, a sua jovem esposa. Depois lá vão explicando que talvez ela nem receba salário, mas o veneno da notícia já tinha sido injectado no público leitor e não há antídoto para isso.
A mim tanto se me dá como se me deu, pois o que se passa no Brasil não me afecta em nada. Mas como não conheço a referida esposa do presidente, fui dar uma espreitadela às fotografias que há na internet para saber de quem estamos a falar. E ao consultar os seus dados biográficos fiquei banzado por ver que se casou aos vinte anos (20) com o namorado de sessenta e dois (62).
O fio dos meus pensamentos começou a desenrolar-se fugindo ao meu controlo, como um novelo de fio que jogas pela janela fora, segurando a ponta entre os dedos. A atitude dele eu compreendo, a carne quanto mais tenrinha melhor é, mas já a dela causa-me comichão. O que viu ela num carcamano já com mais de sessenta anos? Boi velho não dá bife que preste, disso tenho a certeza. E dizem os pasquins lá da terra que eles continuam tão apaixonados como no dia do seu casamento, há treze anos.
Eu devo ser um perfeito anormal, pois não consigo engolir essa de jeito nenhum. Só a Marcelita me poderia livrar destas dúvidas, mas não acredito que o faça, o seu segredo vai morrer com ela. Ou talvez não, o futuro no-lo dirá.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Malditas percentagens!

Parece que fizeram um estudo em Portugal e detectaram que 25% dos jovens têm problemas na cama. Problemas de erecção, ejaculação precoce ou mesmo falta de interesse na coisa. É muita gente! Já começo a perceber porque é que a natalidade não aumenta.
Se querem o meu conselho, deixem-se de andar à caça dos pokemons, de passar tantas horas no "Face" e vão antes ao médico que ele pode ter a solução para o vosso problema. Parece que o caso é mais grave com as meninas do que com os meninos, pois elas sentem-se insatisfeitas e acabam por desistir da coisa. Aí há um problema mais difícil de resolver, elas querem preliminares longos, enquanto eles querem é chegar à meta rapidamente.
Também tenho um conselho para estas situações. Os jovens devem conversar muito sobre o assunto e enquanto dura a conversa lembrem-se daquela história de "uma coisa na mão e uma mão na coisa", o que ajuda muito.
Como já vos contei, há alguns dias atrás, passei pelo banco para renovar um depósito e ofereceram-me 0,07% de juros. Claro que os mandei dar uma volta e deixei o dinheiro á ordem. Hoje, recebi um e.mail desse mesmo banco oferecendo-me dinheiro para comprar os materiais escolares dos meus filhos a ... 17,6% de juros.
Claro que desatei aos berros e chamei-lhes uns quantos nomes daqueles que constam do meu dicionário pessoal. Aqueles filhos de uma mãe sem vergonha querem viver à minha custa ou quê? Felizmente já não tenho filhos em idade de andar na escola, mas isso não invalida que estes banqueiras são uma cambada de "filhos da mulher da fruta"!
Estamos bem arranjados com esta gente. Nos velhos tempos havia uma lei que estipulava o diferencial de juros entre as operações activas e as passivas e que aos preços de hoje deveria andar aí pelos 5%. Ou sejas emprestavas o teu dinheiro ao banco e recebias 3% de juros, enquanto que pedindo emprestado ao banco, este te cobraria 8%. E era mais que suficiente, se eles não andassem para aí a armar em ricos e gastar dinheiro a rodos.
Isto está uma bandalheira do caraças e não me agrada nada!

domingo, 4 de setembro de 2016

Encantos!

Quando chega a hora de escolher uma mulher para nos acompanhar pela vida fora, a que pormenores devemos estar atentos? Entre todas as mulheres que conhecemos, colegas, amigas, vizinhas e outras que possam aparecer de surpresa, como poderemos identificar a nossa alma gémea? Devemos optar pela mais bonita? Ou pela mais bem feita? Ou talvez pela que dança melhor? Ou pela que sabe manter uma conversa como mandam as regras?
A maior parte dos homens sente-se inclinada para mulheres de ancas largas e mamas grandes. Dizem os especialistas na matéria que é o nosso subconsciente masculino a enviar-nos uma mensagem para escolhermos aquela que, à primeira vista, tem mais capacidade para parir e amamentar os filhos que queremos ter. Pode ser, quem sou eu para contrariar os especialistas.
Mas eu também tenho a minha opinião sobre o assunto e posso dizer qual é, se vocês insistirem. Mesmo sem me responderem, eu sei que estão "mortinhos" por ouvir aquilo que estou prestes a revelar. Mas, copiando aqueles escritores de romances policiais que adoram manter o suspense até ao fim, quero prolongar o momento até onde for possível. Sim, porque nestas coisas, ou elas duram uns minutos ou levam nota negativa.
Acredito que alguns já estão a adivinhar ao que me refiro. Sexo, pois claro. Um homem põe os olhos naquelas ancas e fica logo de cabeça perdida imaginando-se a fazer uma aproximação pela rectaguarda com ela de quatro. E as maminhas? Funcionam como o guiador de uma Suzuki 1100 lançada a 200 quilómetros por hora!
Bem, vou-me embora que tenho a mulher à espera e já me chamou três vezes. Bom domingo!

sábado, 3 de setembro de 2016

Conceitos!

Porque será que se diz:
- Vou lá abaixo, até ao Algarve.
Ou ainda:
Hoje vou lá acima, até ao Minho.
Quem teria criado o conceito de "em cima" e "em baixo", quando se fala da Geografia Portuguesa? Várias vezes me tem assaltado este pensamento e comecei a tecer uma teoria que pode explicar essa dúvida.

Lembram-se nas nossas escolas, nos anos 50 do século passado? Com o quadro preto, um cruxifixo e as fotografias do Salazar e do Carmona lado a lado? Pois é, eu também me lembro. E na minha escola havia também, ao lado do quadro preto, um Mapa de Portugal, onde mostrávamos o que sabíamos da nossa Geografia. As serras, os rios e seus afluentes, as linhas de comboio e suas estações, além de muitas outras coisas que não vale a pena estar aqui a enumerar.
Pois a minha teoria baseia-se nisso mesmo. Quem fez o mapa resolveu pôr o norte em cima e o sul em baixo e quem o pendurou na parede da minha escola não podia pô-lo de pernas para o ar, de modo que o Minho ficou lá em cima e o Algarve cá em baixo. Pronto, já sabem quem é o culpado se lhe quiserem soltar os cães.
Assim sendo, o Baixo Alentejo não recebeu esse nome por ter menos montanhas, nem tão pouco por ter um nível de vida inferior ao do Alto Alentejo, mas simplesmente por aparecer por baixo do outro, no Mapa de Portugal.
E esta, hein? Toma e embrulha ... e goza o fim de semana o melhor que puderes!
E com um chapéu a tapar a moleirinha que o sol vai queimar durante o dia de hoje!

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O poder das crenças!

O que têm em comum pessoas como o Padre Fontes e o Jerónimo de Sousa?
Para aqueles que não leram com atenção o título que dei a esta mensagem, ou que estão com preguiça para puxar pelo bestunto, eu já explico. Mas antes deixem-me fazer uma pequena consideração que me parece adequada neste contexto.
Um amigo que vira costas a outro por causa das suas convicções políticas é fraco amigo e a perda da sua amizade traz mais benefício que prejuízo. Pronto, está dito e quem quiser que entenda o significado desta minha declaração.
E agora vamos à explicação para aqueles que não sabem o que partilham o Padre Fontes que, hoje, dá início ao seu já famoso congresso de bruxos e bruxarias, em Vilar de Perdizes e o nosso mui conhecido Jerónimo de Sousa que, também hoje, abre a Festa do Avante na Amora. Crenças é o que eles os dois partilham e com a maior convicção.


O evento que ocorre, este fim de semana, em Vilar de Perdizes e se repete há mais de 30 anos, congrega o maior número de adeptos da medicina popular e da bruxaria. Milhares de pessoas acorrem a esta freguesia do concelho de Montalegre para conviverem com os seus pares (aqueles que acreditam na mesma coisa), para procurarem remédio para os seus males ou, simplesmente, fazerem turismo. Fabricantes de artesanato juntam-se à festa, pois muita gente junta é sempre uma oportunidade de negócio. Lembro que estamos em plena Lua Nova e um passeio nocturno, na esperança de encontrar o diabo, bruxas ou lobisomens pode ser um aliciante a ter em conta para quem gosta/acredita nessas coisas.

Aqui na Quinta do Cabo da Marinha
recentemente comprada pelo PCP

Também o evento que se realiza na Quinta da Atalaia, durante todo o fim de semana, levará até à Amora muitos milhares de pessoas. Uns para ouvir o Jerónimo de Sousa repetir as mesmíssimas palavras já ditas mil vezes, outros para ouvir música, comer umas febras e beber uns copos na companhia dos amigos e ainda os mais jovens que acreditam em tudo aquilo que não lhes roube a liberdade para fazerem aquilo que querem, mesmo que seja asneira pegada. E fazem muita asneira nestes dois dias e duas noites que começam, hoje às 18.30 horas, com o discurso de abertura do líder comunista.
E eu? Em que devo acreditar? No amor ou no poder do dinheiro? Devo rumar a norte e pedir ao Padre Fontes que cure as minhas mazelas, ou rumar a sul e pedir ao Jerónimo que mude o rumo deste país em quem já ninguém acredita?
Talvez esteja errado ao escrever ninguém. Há uma pessoa que tem a crença forte de que o nosso país se vai safar, o Professor Marcelo, e assim se pode juntar às outras duas personalidades mencionadas acima.
E vão três que pensam diferente de mim. Se calhar sou eu que estou errado, mas estou preparado para viver com esse estigma!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Calor para dar e vender!

Este primeiro dia de Setembro começou quente, dizem que a temperatura pode passar dos 35º. Não admira, portanto, que as pessoas se livrem da roupa e procurem ambientes mais frescos.


Esta minha amiga que vêem na foto comunicou-me que ia passar uns dias ao Alentejo. Quero deixar aqui um recado ao meu amigo Eduardo para a tratar bem e dar-lhe tudo aquilo que ela merece, se calhar de cruzar-se com ela, enquanto por lá anda a trabalhar para o bronze e a tentar livrar-se do stress citadino.
Logo à noite temos futebol. A equipa com quem vamos jogar não tem muitos pergaminhos, mas às vezes são esses que nos apanham de surpresa. E já não seria a primeira vez, como todos se devem lembrar. A nossa selecção vai apresentar-se sem os craques do costume e com algumas caras novas. Estou curioso para ver como se vão desenvencilhar do adversário e manter a imagem de Campeões da Europa.
Do nosso lado - o do Benfica - as notícias também não são más, pois o Salvio e o Luisão ficam na Luz, ainda por cima acompanhados pelo Rafa, vindo do Braga e que tanto deu que falar nos últimos quinze dias. O Sporting está forte, o Benfica também e o Porto não quer ficar para trás. Tudo leva a crer que vamos ter uma época para lá de boa, mas ... só um poderá ser campeão!